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A nova versão do utilitário da Toyota mantém o mesmo visual do modelo top de linha | Divulgação/Toyota
A nova versão do utilitário da Toyota mantém o mesmo visual do modelo top de linha| Foto: Divulgação/Toyota
  • O veículo mostra bom desempenho no que se propõe: ser um carro urbano
  • Conforto e a oferta de vários equipamentos de série são os destaques do modelo 4x2

Já está à venda nas concessionárias de todo o Brasil a linha 2011 do utilitário esportivo Toyota RAV4. A novidade é que, além da tração 4X4, a fabricante japonesa aposta agora em uma versão 4X2, que acompanha o nível do já tradicional modelo, mas com preço mais em conta. Com isso, a Toyota pretende aumentar as vendas em um segmento que tem alcançado bons números no país. De 2 mil unidades emplacadas ao ano, a fabricante quer chegar a 6 mil. O RAV4 4X2 chega ao mercado custando R$ 92.500, enquanto a versão 4X4 sai por R$ 106.800.

A nova versão 4X2 tem visual semelhante ao de tração integral, com a mesma robustez e linhas esportivas da terceira geração deste utilitário esportivo. Em­­bo­ra o pacote de equipamentos não seja tão rico quanto o da versão 4x4, vários itens de conforto e segurança dão a ele um alto pa­­drão que deverá agradar o público-alvo. "Com o país crescendo e uma economia mais rica, os consumidores ficam mais exigentes em relação aos produtos que consomem. Por isso, os investimentos em equipamentos são fundamentais", explica Frank Gun­dlach, diretor de produtos, venda e marketing da Toyota do Brasil.

O RAV4 4X2 vem equipado com airbags duplos frontais, sistema de freios antitravamento ABS, ar-condicionado digital dual zone (com controles individuais para motorista e passageiro), painel com iluminação regulada automaticamente de acordo com a varição da luz externa, controle do som no volante, ajuste elétrico dos retrovisores, entre outros itens.

Top de linha

Embora visualmente o 4X4 pouco tenha se diferenciado das versões dos anos anteriores, ele ganhou novos quipamentos, como airbags laterais e de cortina, sistema de aquecimento para os assentos dianteiros (os bancos são de couro) e regulagem elétrica para o assento do motorista. Esta versão tem ainda o sistema de bloqueio da tração por comando elétrico no painel, destaque nas versões anteriores. Para enfrentar terrenos acidentados, o botão distribui o torque igualmente nos eixos traseiro e dianteiro. Acima de 40 km/h, a distribuição volta a ser automática.

Além disso, o 4X4 possui o pacote completo oferecido na versão menos tracionada, incluindo um sistema de som com plugues USB e AUX-IN, que são compatíveis com os mais modernos tocadores de MP3 à venda atualmente.

Com entre-eixos de 2,66 metros, o utilitário oferece espaço de sobra para os ocupantes e seu bagageiro oferece 540 litros de capacidade. O RAV4 traz, nas duas versões, motor a gasolina 2.4 16 V que gera 170 cv a 6.000 rpm. A transmissão é automática de quatro velocidades e o sistema de suspensão é independente nas quatro rodas.

Desempenho

Para testar o novato 4X2, a reportagem participou de um test-drive no interior paulista.

Em um trecho de 170 km, com estradas em excelentes condições, o veículo mostrou bom desempenho no que se propõe: ser um carro urbano. O conforto é item prioritário. Os ajustes e a ergonomia dos bancos e volante tornam a dirigibilidade extremamente agradável. A resposta mecânica é suave e o carro praticamente não produz ruídos, o que torna qualquer viagem um passeio.

Nas curvas – o percurso envolvia trecho de serra – o carro demostrou estabilidade, mesmo em alta velocidade. Nas retas, a aceleração é destaque a parte, fruto da motorização 2.4, acima dos principais concorrentes da categoria.

A transmissão conta com um controle eletrônico que seleciona a marcha mais adequada baseado nas condições de inclinação, aceleração, curvas e aderência, proporcionando melhor relação entre tração, segurança e consumo.

*O jornalista viajou a convite da Toyota do Brasil.

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