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Depois de lavar o carro, não deixe de enxugá-lo também ou, pelo menos, deixe-o secar à sombra | Arquivo
Depois de lavar o carro, não deixe de enxugá-lo também ou, pelo menos, deixe-o secar à sombra| Foto: Arquivo
  • O ácido úrico das fezes de passarinho é um dos maiores inimigos da pintura do carro
  • Cera automotiva ajuda a tirar manchas e protege a pintura

Quem não abre mão de an­­dar sempre com o carro lim­­po e em bom estado, o que pode valorizá-lo na ho­­ra de vender, deve prestar atenção a essas dicas. Alguns procedimentos simples podem evitar pe­­que­­nos estragos e até gerar economia na manutenção do veículo. Por exemplo, quando cai fezes de pas­­sarinho na lataria, é preciso limpar o mais rápido possível, já que esse material é rico em ácido úri­­co (que estraga a pintura). Quan­­do a prefeitura está tapando os buracos do pavimento de uma rua, é comum se deparar com o asfalto fresco. Se o carro ficar sujo, o piche pode ser removido usando cera automotiva. Se não resolver, pode-se tentar ainda uma mistura com 95% de água e 5% de querosene.

Chuva

Nos dias chuvosos não é aconselhável ficar muito perto do veículo da frente. Além de aumentar o risco de batida, o líquido arremessado pelos pneus do outro carro suja a lataria e pode até arranhar a pintura, já que está misturado ali tudo que tem no asfalto como água, areia, óleo. A capa, usada para proteger o veículo, pode virar uma verdadeira estufa, já que a umidade do sereno e da maresia acaba se transformando em vapor. Por isso, é importante sempre deixar o veículo e a capa respirarem um pouco.

Mistério

Para muitos, a origem daquele líquido que escorre da laje da garagem é um mistério. Trata-se de uma mistura de cimento e calcário, que cai na lataria e mancha a pintura. Nesse caso, também é importante agir depressa. Se a mancha estiver em fase inicial, uma mistura de cera automotiva e limão, passados com algodão ou uma flanela macia, pode resolver. Mas os profissionais da área alertam para não esfregar demais a mistura, para não danificar outras partes da pintura.

Preta

Para conservar melhor a pintura, principalmente a preta, é aconselhável estacionar sempre o carro na sombra, de preferência sob um teto. A cera deve ser aplicada a ca­­da dois ou três meses. Ela forma uma camada protetora, impedindo que vários fatores prejudiquem a pintura. Pequenos arranhões ou alguns descascados podem ser corrigidos sem precisar pintar o carro ou a peça inteira. Uma micropintura pode corrigir arranhões profundos. Mas essa técnica só é eficaz em carros escuros, especialmente os pretos. Nos mais claros, principalmente aqueles com pinturas metálicas, a micropintura não apresenta bons resultados.

Vidros

Ao lavar o carro, não deixe de enxugá-lo também ou, pelo menos, deixe-o secar à sombra. Os vidros devem ser enxugados com toalhas de microfibra ou jornal. Para não manchar o vidro, manipule o jornal numa única direção. Para quem usa películas, por dentro os vidros devem ser limpos apenas com água e sabão. Para tirar adesivos, tanto do vidro quanto da lataria, pode-se usar o secador de cabelo para aquecer a cola e evitar que ele se rasgue. Se ficar algum resíduo de cola, basta passar azeite de oliva e esfregar com um algodão.

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