• Carregando...
O jipinho superou sem problemas a travessia em trechos com nível de água mais profundo | Renyere Trovão/Gazeta do Povo
O jipinho superou sem problemas a travessia em trechos com nível de água mais profundo| Foto: Renyere Trovão/Gazeta do Povo
  • A identidade Ford vai dos difusores de ar e instrumentos do Fiesta ao volante do EcoSport
  • A única novidade na traseira é a lanterna branca
  • Durante o test-drive, o T4 confirmou sua vocação todo-terreno

As aventuras fora-de-estrada com um Troller T4 não serão mais as mesmas partir dos meados de dezembro, quando chega às concessionárias a linha 2009 do jipe. O DNA 4x4, que agrega robustez e versatilidade e que fez dele um representante legítimo do estilo off-road, permanece como o principal atributo, mas agora vem acompanhado por um padrão de acabamento e conforto superior às versões anteriores. Sai a "salada" de equipamentos emprestados dos mais diversos modelos do mercado e entra o conceito Ford – que há um ano adquiriu a marca cearense.

O veículo ganhou cerca de 500 novas peças, boa parte responsável por diminuir a distância que o Troller tinha do ambiente urbano. Essa evolução é mais visível internamente, como constatou a reportagem da Gazeta do Povo durante um test-drive na região de Atibaia (SP). O modelo 2009 atenuou um pouco o ar todo rústico da versão anterior com linhas mais modernas, encontradas em outros produtos da montadora norte-americana. Os instrumentos e os difusores de ar, por exemplo, são do Fiesta e o volante e as maçanetas internas vieram do EcoSport.

Por fora, as alterações foram sutis. Destaque para a grade dianteira removível, que dá um acesso mais fácil ao radiador e ao motor, e o pára-brisa com vidro mais curvo, que elimina o reflexo. A capota de fibra continua removível, porém ficou mais leve, facilitando a retirada.

Com a aquisição pela Ford, a Troller pôde empregar técnicas de engenharia mais avançadas no carro. Durante a avaliação, foi possível perceber a evolução da rigidez torcional. O jipe encarou com valentia buracos, aclives e declives acentuados, trechos de lama e "facões" de diferentes profundidades e aberturas. Passou sem problemas sobre troncos de árvores e experimentou forte inclinação lateral (o limite do T4 é de 45 graus). Chegou até a mergulhar num pequeno buraco com água, com profundidade próxima aos 80 cm, que a Troller divulga ser o alcance do carro nesse tipo de travessia.

Os ângulos de ataque e saída de 50 graus e 37 graus, respectivamente, aliados ao vão livre do solo de 21,5 cm e à suspensão bem acertada (eixo rígido com barra estabilizadora e amortecedores hidráulicos na traseira e dianteira), também contribuíram para o bom resultado.

Mecânica

A Ford manteve o mesmo motor MWM a diesel de 3.0 litros, 163 cv a 3.800 rpm e torque (força) de 38 kgfm entre 1.600 e 2.200 rpm, que equipa a picape Ranger. O câmbio é manual de cinco velocidades com diferencial traseiro autoblocante. O escalonamento da primeira e segunda marchas foi alongado para o melhor aproveitamento do torque em baixa velocidade. A tração é selecionada por um botão no painel, sendo 4x2, 4x4 ou 4x4 reduzida.

A Troller oferece uma ampla gama de cores e a possibilidade de personalizar a carroceria com um tom sob encomenda. O preço não foi definido, mas não deverá ultrapassar R$ 90 mil. O modelo 2008 sai, na tabela, por R$ 85.045.

* * * * * * *

O jornalista viajou a convite da Troller.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]