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Há um longo processo entre escolher um carro e assinar o cheque ou pagar o boleto. Parte desse ritual passa pelo relacionamento com o vendedor. As montadoras se esforçam para padronizar o atendimento e estabelecer certos códigos de transparência. Mas, nem sempre isso se vê na vida real. Para evitar cair na lábia do vendedor, siga algumas dicas importantes.

CONHEÇA O CARRO

“Você já viu carro de luxo com CVT?”, desdenha o vendedor na hora de dissuadir sua cliente de levar um Fit da marca rival. Nessas horas vale de tudo para diminuir o concorrente e se valorizar para garantir a venda. Há casos em que o vendedor chega a mentir, dizendo que o Renegade não tem câmbio automático, mas sim CVT, como o rival HR-V.

Pesquise sobre o carro do seu interesse: descubra qual seu motor, quantos cavalos ele tem, se é flex ou não, qual a transmissão utilizada, o tamanho do porta-malas e se ainda lhe resta tempo de garantia. Quanto mais você souber dos carros que procura, menos margem o vendedor tem para ‘jogar a lábia’.

NÃO SE INTIMIDE

Certas frases sempre se repetem: “terá aumento em breve” e “é o último do estoque”, ditas em um tom de alerta, são uma tática já manjada na hora de convencer o consumidor a levar um carro para casa – como se aquela fosse a melhor e última chance da sua vida de ter um modelo bacana por um preço razoável.

Ignore esses ‘avisos’ e analise se a oferta realmente é interessante, considerando o valor pedido, a integridade do modelo e sua lista de equipamentos. Não se preocupe se o vendedor disser que aquele Focus Fastback Titanium Azul Aurora é o último – certamente ele tem outros no pátio da concessionária. E certamente a Ford vai produzir mais deles.

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DUPLA CIDADANIA

É difícil convencer um brasileiro a comprar algo desconhecido. Por isso, vendedores de marcas novatas costumam inventar historinhas para lhe convencer, como dizer que um equipamento ou mesmo o motor é fornecido por outro fabricante mais conhecido. É raro isso ser verdade.

Mais uma vez, pesquise sobre o histórico da marca. Nenhum vendedor da Geely deve ter contado a verdade sobre a saída da marca chinesa do mercado brasileiro – o que aconteceu há poucos meses.

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“NUNCA VI ESSA COR”

Você foi no site da marca, configurou o carro, mas, ao chegar à loja, não encontra nenhum parecido. Pode acontecer de não ter na cor desejada, nem com um opcional ou o câmbio que você procura.

E, para piorar, nem sempre o vendedor estará disposto a encomendar. Ele é estimulado a vender o que está no estoque, ou a caminho, e tentará convencê-lo, mesmo tendo de mentir sobre a indisponibilidade do item que você quer. Por outro lado, encomendando não há muito o que negociar e o carro pode demorar mais tempo.

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