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Hoje, a gasolina vendida nos postos tem 27% de álcool anidro. | Marcelo CamargoAgência Brasil
Hoje, a gasolina vendida nos postos tem 27% de álcool anidro.| Foto: Marcelo CamargoAgência Brasil

As constantes alterações nos preços do litro da gasolina e do etanol obrigam o consumidor recorrer à matemática para saber qual combustível é mais vantajoso na hora de abastecer.  

E uma das regras mais usadas é a famosa diferença de 70% no valor entre as duas opções. Isto é, se o preço do etanol fosse até 70% menor ao da gasolina, valia a pena optar pelo derivado da cana. 

Pois saiba que essa equação já não se aplica mais, apesar de ser um balizamento para não sair no prejuízo. Com a  evolução técnica dos motores e do próprio etanol, hoje essa proporção está diferente e pode chegar a até 75%. 

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Na verdade não há um número mágico, segundo aponta Mário Campos, presidente da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig). Ele sugere que cada motorista faça as contas e veja qual proporção é a correta. 

Para ele, nem mesmo as medições do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, feitas pelo Inmetro, refletem a realidade.

Os testes feitos pelo Inmetro tem como base a gasolina com uma mistura de 22% de álcool anidro. Hoje, a gasolina vendida nos postos tem 27%. O número que está ali pra gasolina não reflete a verdadeira quilometragem que aquele carro poderá rodar com gasolina. Se o teste fosse feito com a gasolina com 27% de anidro, o consumo com esse combustível seria maior.

Mário Campos, presidente da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig).

Um estudo feito pelo Instituto Mauá de Tecnologia, a pedido da entidade que representa os produtores de etanol de São Paulo – Unica –, confirma que os números divulgados pelo Inmetro não reflete a realidade. 

O instituto realizou testes em campo com 20 automóveis usando etanol hidratado e gasolina vendida nos postos, com 27% de álcool anidro.

Foram cinco unidades de quatro modelos diferentes (compactos 1.0 e 1.6, sedã médio e utilitário esportivo). Eles percorreram 27 km em trechos urbanos e 30 km em rodovias. Cada um desses circuitos foi repetido 15 vezes. 

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O desempenho médio do etanol comum em relação à gasolina comum, que contém 27% de etanol anidro, para os modelos de veículos testados variou de 70,7% a 75,4%. Como referência, os valores encontrados para os mesmos modelos de veículos pela norma do Inmetro foram, respectivamente, 66,7% a 72,1%.

O porcentual também pode variar ainda mais conforme o perfil de direção do motorista e a tecnologia embarcada no veículo.

Como calcular o consumo?

Carros equipados com computador de bordo:

O dispositivo aponta quanto quilômetros por litro (km/l) o automóvel está fazendo. Dessa forma é possível avaliar melhor quando usar álcool ou gasolina.

Se o modelo for importado, a conta não é tão simples. O computador mostra o consumo em litros consumidos a cada 100 km rodados (l/100 km). Neste caso, é necessário fazer uma cáculo rápido para verificar o consumo: dividir a distância pela quantidade de combustível gasto. Por exemplo: um automóvel que faz 12 l/100 km tem uma média de 8,3 km/l (100/12 = 8,3)

Carros sem computador de bordo? 

Neste caso, exige um pouco mais de trabalho. Complete o tanque (até o desarme da bomba) e zere o hodômetro parcial (ou anote o número exato do hodômetro total). 

Após rodar a distância que for conveniente, complete o tanque mais uma vez (novamente, até o desarme) e divida a quantidade de litros abastecido pela quilometragem. O ideal, para calcular o consumo com maior precisão, é que a operação seja feita por três vezes.

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Cálculo do rendimento

O cálculo do rendimento do carro é importante, pois o motorista poderá verificar também qual combustível é mais econômico em função do preço na bomba. 

Existe a convenção de que o etanol é mais econômico se custar até 70% do preço da gasolina ou 30% mais barato (baseado no teste do Inmetro). 

Mas se levarmos em conta os atuais testes do Instituo Mauá o motorista poderá verificar que seu carro rende muito mais e então economizará usando etanol mesmo se o percentual estiver acima de 70%, podendo chegar até 75%!

Veja o exemplo abaixo
  1. Divida o desempenho do etanol pelo da gasolina (se seu carro faz 7,3 km/litro com etanol e 10 km/l com gasolina, você deve dividir 7,3 por 10 = a 0,73 ou 73%. Pronto você achou o rendimento do carro com etanol!
  2. Faça agora o cálculo da relação de preço etanol/gasolina na bomba: divida o preço do etanol pelo preço da gasolina (ex: o litro do etanol está em R$ 2,74 e da gasolina R$ 4,64 = relação, então, de 0,59 ou 59%).
  3. A relação atual de preço na bomba (59%) dá uma enorme economia ao consumidor se abastecer com etanol e quando este cálculo estiver em 73%, pelo rendimento do carro neste exemplo, também estará economizando se usar etanol.

Só lembrando que os motores flex aceitam as duas opções juntas em qualquer proporção. 

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