No ano passado, o Corpo de Bombeiros registrou 311 casos de incêndio em veículos em Curitiba e na região metropolitana. Isso sem contar aquelas ocorrências que não são notificadas, esclarece o tenente Leonardo Mendes dos Santos. Numa situação dessas, o motorista deve tentar apagar o fogo ainda no início, mas desde que isso não o coloque em risco. Por isso é importante manter o extintor de incêndio do carro sempre em ordem.
Santos diz que o motorista deve, preventivamente, observar o local em que o extintor está localizado, a forma de retirar o cilindro do local e ler as instruções de uso. De acordo com ele, num caso de emergência não há tempo para fazer tudo isso. A ação deve ser rápida, completa o tenente, porque a partir de um certo estágio do fogo não é mais eficaz o uso do extintor do veículo.
Para saber como os motoristas lidam com esse equipamento, a reportagem do caderno Automóveis, Motos & Cia. foi para a rua conversar com alguns proprietários de veículos. As orientações técnicas foram dadas por Cleversson Muzica, proprietário da CM Prestadora de Serviços, empresa especializada em equipamentos e sistemas de prevenção e combate a incêndio. Apesar da importância do extintor, encontramos dois veículos sem o equipamento.
Tipos de incêndio
Muzica lembra que os carros fabricados a partir deste ano já devem sair de fábrica com o extintor de incêndio ABC, que tem validade de cinco anos e não é recarregável. A grande vantagem desse extintor é que ele apaga as três classes de incêndio existentes, que se caracterizam pelo tipo de material em combustão: A (ocorre em materiais sólidos, como plásticos, borrachas, tecidos e madeiras), B (líquidos inflamáveis, como gasolina, álcool, óleo e querosene) e C (tem início em equipamentos elétricos energizados).
Segundo Muzica, essa exigência de uso do extintor ABC veio porque 90% dos incêndios que começam no compartimento do motor (B e C) passam para o painel, carpete e estofamento (A), onde estão os ocupantes do veículo.
Ele explica que é fácil perceber se há fogo no motor. Fumaça branca e sem cheiro é vapor d'água e indica problemas no radiador. Já a fumaça escura e com cheiro forte é princípio de incêndio. Nessa situação, o motorista deve parar o veículo em local seguro e retirar todos os ocupantes. Em seguida, retirar o extintor do suporte, romper o lacre e fazer uma pequena abertura no capô para abafar o fogo. O capô nunca deve ser aberto totalmente porque a entrada de ar alimenta o fogo e propaga as chamas.
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