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Esboço divulgado pela Volkswagen mostra as lanternas com o mesmo desenho visto no T-Cross. | Volkswagen / Divulgação
Esboço divulgado pela Volkswagen mostra as lanternas com o mesmo desenho visto no T-Cross.| Foto: Volkswagen / Divulgação

Depois de revelar o T-Cross que promete mexer com o mercado de SUVs compactos no Brasil, a Volkswagen tem mais uma carta na manga para atacar outro segmento de sucesso, o de picape intermediária. 

A marca já desenvolve um rival a altura para a Fiat Toro, que domina a categoria sem ser incomodada - a outra representante é a Renault Oroch. E uma prévia de como será essa picape da Volks será dado no Salão Internacional de São Paulo, que ocorre de 6 a 18 de novembro.
A marca irá expor um conceito, que dará origem à versão final prevista para um "futuro próximo”, diz a fabricante.  A expectativa é que estreie em 2020.

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O modelo usará a multiplataforma MQB, possivelmente a variante menor MQB A0, a mesma do PoloVirtusT-Cross. Terá cabine dupla e ficará posicionado entre Saveiro e  Amarok.

Segundo a VW, o conceito terá um visual muito próximo da versão que chegará às ruas, com “apenas algumas modificações”. 

No esboço divulgado pela montadora é possível notar a semelhança das lanternas com as do T-Cross, com uma barra iluminada cortando toda a tampa do porta-malas. É provável que o desenho frontal siga também as linhas do SUV compacto.

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A Volks trata a novidade como uma combinação de conteúdo de um SUV urbano com a versatilidade de uma picape, tal qual a Fiat definiu a Toro à época do lançamento. Ela terá a opção de tração integral e será um produto global, mas com o desenvolvido feito no Brasil.

Também trará uma inovação para o segmento, na qual haverá uma painel traseiro rebatível que ampliará a área de carga.

A nova picape deverá ser impulsionada pelo motor 1.4 TSI, de 150 cv e 25,5 kgfm, com opções de câmbio manual de cinco marchas e automático, de seis, além do 2.0 a diesel, de 180 cv e 42,8 kgfm, da Amarok. 

A caçamba terá, provavelmente, capacidade de carga de 1 tonelada.

Rumores apontam para um modelo do porte da Oroch, que é um pouco menor que a Toro (2,82 metros de entre-eixos da Fiat contra 2,99 m da Renault). Deverá ser produzida em São José dos Pinhais (PR), de onde sairá o T-Cross.

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Fiat Toro sem concorrentes

A Fiat Toro é a segunda picape mais vendida no país, atrás apenas da imrã menor Strada.
Fiat / Divulgação

Lançada em 2016, a Fiat Toro não possui concorrentes diretos no mercado brasileiro. A Renault Oroch, que chegou antes, em 2015, e inaugurou o segmento intermediário , vende em média 1,1 mil unidades/mês, enquanto a Toro emplaca quase 4,8 mil mensais. 

Ela é a segunda picape mais vendida no país, atrás apenas da irmã menor Strada. Os preços variam de R$ 92.990 a R$ 151.990, valores que a colocam na mesma faixa de algumas opções de porte médio, como a Ford Ranger, que ganhou reduções na tabela para atrair interessados da Toro.

O modelo da Fiat é vendida com três opções de motores: 1.8 flex, de 139 cv (câmbio de 6 marchas), 2.4 flex, de 186 cv (câmbio de 9 marchas) e 2.0 turbodiesel, de 170 cv (câmbio de 9 marchas e tração 4x4).

Já a Oroch é oferecida com propulsor 1.6, de 120 cv, e 2.0, de 148 cv, com preços entre R$ 72.890 e R$ 89.190.

Lançada em 2015, a Oroch inaugurou o segmento de picapes intermediárias.
Renault / Divulgação
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