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Mais de 2.000 empregados foram qualificados para assegurar a excelência na fabricação do modelo. | Fotos: Volkswagen/Divulgação
Mais de 2.000 empregados foram qualificados para assegurar a excelência na fabricação do modelo.| Foto: Fotos: Volkswagen/Divulgação

A Volkswagen divulgou nesta quinta-feira (21) os resultados dos investimentos realizados no fábrica de São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, para modernizar a linha de produção do Golf nacional. O modelo estreia em fevereiro, mas já está sendo produzido na planta paranaense como mostram as imagens liberadas de maneira inédita pela marca - as versões exibidas são a 1.4 TSi flex e a 2.0 GTi.

A montadora ampliou as áreas produtivas e instalou novos equipamentos. Foi criada ainda uma nova área de armação, que inclui uma linha de 168 robôs de última geraçãoe soldas a laser. O resultado é uma economia de até 30% no consumo de energia, na comparação com processos anteriores.

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Há também um novo processo de montagem de veículos, cuja principal novidade está na área do Fahrwerk, na qual é feita a união da parte motriz do veículo (motor, transmissão e suspensão) com a carroceria. Ela permite que modelos da família Fox e o Novo Golf sejam produzidos na mesma linha, um fato inédito dentro do Grupo Volkswagen. A área de pintura também foi modernizada.

A Volkswagen do Brasil investiu na modernização da fábrica de São José dos Pinhais, com a ampliação de áreas produtivas e a instalação de equipamentos de última geração para a fabricação do Novo Golf.

“A fabricação do novo Golf é mais um sinal do compromisso de longo prazo que a Volkswagen tem com o país. Mesmo nesse cenário econômico desafiador, estamos mantendo nossos investimentos no desenvolvimento de novos produtos”, afirmou David Powels, CEO e presidente da VW do Brasil.

O hatch médio nacional é construído sobre a plataforma modular MQB (Matriz Modular Transversal), uma nova arquitetura para a produção de veículos, já aplicada em modelos globais como o Passat e o Golf Variant. O conceito consiste em padronizar o processo de manufatura nas fábricas do grupo, estabelecendo, por exemplo, a mesma sequência de montagem e proporcionando como vantagem a redução do tempo de produção dos veículos.

Com o novo Fahrwerk, a unidade paranaense está alinhada à nova estratégia global da marca (MQB) e a linha de montagem preparada para fabricar novos produtos dentro deste conceito.

A MQB também serve de base para o desenvolvimento de veículos de segmentos diferentes. A plataforma utiliza aços de alta resistência, que favorecem o aumento da segurança e a redução no peso total do veículo e, consequentemente, o consumo de combustível.

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Atualmente, a unidade de São José dos Pinhais emprega mais de 3 mil pessoas, produzindo os modelos Fox, Fox BlueMotion, CrossFox, SpaceFox, Golf e Audi A3 Sedan.

Fatos marcantes

Confira a evolução da fábrica de São José dos Pinhais:

1999 - Inauguração da fábrica em São José dos Pinhais, com a fabricação do Golf e Audi A3.

2003 - Lançamento do Fox.

2004 - Lançamento do CrossFox.

2009 - Nova Geração do Fox e CrossFox.

2010 - Unidade comemora 1 milhão de Fox produzidos.

2011 - Unidade comemora 500 mil Golf produzidos e inicia a produção do SpaceFox.

2012 - Lançamento do Fox BlueMotion e unidade comemora 2 milhões de veículos produzidos.

2013 - Unidade comemora 1,5 milhão de Fox produzidos, apresenta o Fox BlueMotion com o novo motor 1.0 de três cilindros e Grupo Volkswagen anuncia novos investimentos na fábrica paranaense.

2014 - Ao completar 15 anos, unidade chega a 2,3 milhões de veículos produzidos desde a sua inauguração.

2015 - Início da fabricação do Audi A3 Sedan.

2016 - Início da fabricação do Novo Golf.

Os robôs instalados na armação são mais rápidos, menores, mais precisos e têm controles digitais de alta eficiência, o que resulta em economia de energia.Pedro Danthas/Volkswagen
A pintura também ganhou uma nova linha com robôs mais modernos para aplicação de PVC, Primer e Verniz.
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