• Carregando...
 | Fotos: Divulgação
| Foto: Fotos: Divulgação

O segmento de entrada já foi a menina dos olhos do mercado brasileiro. Salvo o Fiat Palio, que ainda convive com a versão Fire , responsável direto pela liderança do modelo no ranking dos mais vendidos, os demais representantes não estão entre as primeiras opções de quem busca um carro novo abaixo dos R$ 35 mil - aliás, algo bastante raro nos dias de hoje.

Selecionamos três veículos que figuram entre os mais acessíveis - Fiat Palio (há também o Uno, porém optamos pelo mais emplacado da marca), VW up! e Renault Clio - e buscamos compará-los conforme os critérios que têm maior peso na hora da escolha. O subcompacto up! ficou com a melhor média nas notas atribuídas (de 5 a 10) .

Design

Volkswagen up!

Fotos: Volkswagen/Divulgação

Apresenta um dos visuais mais controversos do mercado. Vindo, agrada a entrada de ar que mais parece um sorriso largo.Indo, as lanternas com estilo vertical são um pouco caretas para o estilo jovial que o carro deseja transmitir. O volante tem base reta, com desenho inspirado no novo Fusca. NOTA 7

Renault Clio

Rodolfo Buhrer/Renault
Rodolfo Buhrer/Renault

A reforma de dois anos atrás que deu ao Clio o conjunto dianteiro atraente da geração europeia (a 4ª, enquanto no Brasil é a 2ª), com o losango da marca em destaque. Porém, a traseira não acompanhou a mudança e ficou desconecta com a frente do veículo. NOTA 7

Fiat Palio Fire

Fiat/Divulgação
Studio Cerri/Fiat

Apesar de ganhar um novo painel e uma nova grade dianteira em 2014, ele mantém a aparência da segunda reestilização feita em cima da primeira geração em 2004. A versão Way melhorou o visual, com um certo apelo aventureiro. NOTA 6

Desempenho

Fiat Palio Fire

Fiat/Divulgação

O motor 1.0, de 75 cv e 9,9 kgfm de torque (força), é justo para a cidade, mas não espere respostas rápidas em saídas de cruzamento e semáforo. Possui a pior aceleração de 0 a 100 km/h dos três, com 15,2 segundos para alcançar tal velocidade. NOTA 6

Volkswagen up!

Divulgação

O bloco 1.0 três cilindros é o mais forte do comparativo. São 82 cv e 10,4 kgfm. Por ser leve, o subcompacto é bastante ágil nas aceleradas, o que dá a impressão de se dirigir um modelo 1.4 ou 1.6. Vai de 0 a 100 km/h em 12,4 s. Ele ganhou a opção turbo TSI, que eleva a potência para 105 cv. Contudo, a tabela no apimentado parte de R$ 44 mil. NOTA 9

Renault Clio

Rodolfo Buhrer/Renault

Tem um comportamento muito próximo ao do up! e supera até outros blocos 1.0 três cilindros, como o do Hyundai HB20 e do Nissan March. São 80 cv e 10,5 kgfm, o que dá um 0 a 100 km/h de 13,7 s. NOTA 8

Consumo

Fiat Palio Fire

Studio Cerri/Fiat

Na cidade, tem o pior desempenho dos três - 8,8/ 12,3 km/l (etanol/gasolina) -, mas na estrada é o que vai mais longe sem parar para abastecer. São 10,3/ 15,0 km/l. Por isso é um dos chamarizes para a intensa compra por frotistas. NOTA 8

Volkswagen up!

Apresenta a melhor performance na cidade: 9,2/ 13,5 km/l (e/g). A versão turbo vai além, com 9,6/ 13,8 km/l. O tanque de combustível para 50 litros (o mesmo do Clio e 2 l a mais que o Palio) assegura idas menos frequentes aos postos. Mesmo na versão automatizada i-Motion (R$ 43.190, 4 portas), o consumo é similar ou até melhor que a manual. NOTA 10

Renault Clio

Rodolfo Buhrer/Renault

É um dos mais econômicos do mercado. Faz 9,1/ 13,1 km/l no ambiente urbano. O indicador para a troca de marchas dá uma mão no consumo e disciplina o condutor e não pisar o tempo todo no acelerador. NOTA 9

Itens de série

Fiat Palio Fire

É o mais ‘pelado’ dos três. O kit direção hidráulica, ar-condicionado e vidros elétricos dianteiros adiciona R$ 5.075 ao valor do carro, fazendo-o passar dos R$ 35 mil. Só a direção e os vidros encarece R$ 2.246. É mais em conta do que optar apenas pelo AC (R$ 2.966). Por R$ 1,450, é possível colocar o conjunto de som MP3. NOTA 5

Volkswagen up!

Sai de fábrica com alerta faróis acesos e de não uso do cinto de segurança, além do sistema Isofix para cadeirinha infantil. Direção elétrica, ar-condicionado e vidros dianteiros elétricos são opcionais na versão básica Take e custam R$ 5 mil (subindo para R$ 36 mil). NOTA 7

Renault Clio

Rodolfo Buhrer/Renault

É o mais completo dos três na versão básica - lembro que ele parte de R$ 35,5 mil. Vem com direção hidráulica, ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos, computador de bordo e indicador de troca de marcha. NOTA 9

Espaço

Fiat Palio Fire

Studio Cerri/Fiat

Quatro adultos se acomodam bem, não mais que isso. Os 2,37 m de entre-eixos causam um certo aperto no banco detrás se quem for à frente tiver 1,80 m ou mais. Falta ainda o ajuste de altura do banco do motorista, dificultando a vida dos mais baixinhos. Os 290 litros de bagagem no porta-malas está dentro da média do segmento. NOTA 6

Volkswagen up!

Volkswagen/Divulgação

Apesar das dimensões compactas (ele é 30 cm menor que um Gol), o carro tem 2,42 m de entre-eixos e 1,50 m de altura, refletindo num espaço interno adequado. O porta-malas de 285 l é versátil, pois possui um fundo falso (foto), onde é possível garantir mais espaço de carga. NOTA 8

Renault Clio

Apresenta o melhor espaço de cabine entre os concorrentes. São 2,47 m de entre-eixos. Porém, se precisar pegar estrada e carregado, os 255 l de porta-malas exigirão um bagageiro extra. NOTA 7

Custo-benefício

Fiat Palio Fire

É um carro para o dia a dia urbano, mas também pode ser ‘pau para toda obra’. O preço acessível entra na vantagem. Não é indicado para quem busca conforto ao dirigir, sem abrir mão de itens de comodidade. NOTA 7

Volkswagen up!

Tem mais de uma dezena de versões de acabamento. Destaca-se pela condução simples e a facilidade na hora de estacionar e encaixar em vagas apertadas. Os bons números de consumo na cidade e a força do motor três cilindros, inclusive na estrada, faz dele a melhor opção de entrada neste comparativo. NOTA 9

Renault Clio

Pelo preço atual, o Clio se aproxima de hatches mais modernos. Porém, entrega itens de série que nos rivais são opcionais. O bom desempenho na cidade e a fácil digiribilidade são seus pontos fortes. NOTA 8

Pós-venda

Fiat Palio Fire

O gasto com as cinco revisões programadas (até 50 mil km) será de R$ 1,9 mil nas concessionárias da marca. Já no índice de reparabilidade do Cesvi Brasil, que leva em conta o custo com o conserto ou troca das peças em caso de batida, ele foi classificado do nível intermediário para os mais caros em preços. No teste de colisão do NCAP, recebeu três estrelas para a proteção de adultos e crianças. NOTA 7

Volkswagen up!

Para as cinco primeiras revisões, a Volks prevê um desembolso de pelo menos R$ 1,6 mil. Tem o menor custo de reparabilidade no índice Cesvi. E recebeu cinco estrelas para a proteção do adulto e quatro para a proteção de criança. NOTA 10

Renault Clio

Nas cinco primeiras revisões, o usuário gastará ao menos R$ 1,9 mil . O Clio não aparece no índice de reparabilidade e recebeu três estrelas no Latin NCAP. NOTA 6

Comparativo

Quesitos VW up!* Fiat Palio Fire Renault Clio
Motor 1.0 1.0 1.0
Potência (cv) - (gasolina/ etanol) 75/ 82 73/ 75 77/ 80
Torque (kgfm) 9,7/ 10,4 9,5/ 9,9 10,1/ 10,4
0 a 100 km/h (e) 12,4 s 15,2 s 13,7 s
Vel. máxima (km/h) 165/ 163 157/ 156 168/ 167
Consumo (km/l) Cidade: 9,2/ 13,5 (e)
Estrada: 10,2/ 14,6 (g)
Cidade: 8,8/ 12,3 (e)
Estrada: 10,3/ 15,0 (g)
Cidade: 9,1/ 13,1 (e)
Estrada: 9,6/ 14,3 (g)
Dimensões 3,60 m (C),
2,42 m (EE),
1,64 m (L) e
1,50 (A)
3,82 m (C),
2,37 m (EE),
1,63 m (L) e
1,43 m (A)
3,81 m (C),
2,47 m (EE),
1,64 m (L) e
1,41 m (A)
Porta-malas 285 l 290 l 255 l
Preços a partir de
R$ 30.990 (2p)
R$ 33.290 (4p)
a partir de
R$ 27.990 (2p)
R$ 30.380 (4p)
R$ 35.397
*Não consideramos a versão up! TSI. (C): comprimento. (EE): entre-eixos. (L): largura. (A): altura.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]