• Carregando...
O novo Volvo S60, sedan tem uma das mais avançadas tecnologias em segurança passiva | Divulgação
O novo Volvo S60, sedan tem uma das mais avançadas tecnologias em segurança passiva| Foto: Divulgação

Confira o sistema de detecção de pedestres do Volvo S60

A Volvo investe no segmento de sedã de luxo e apresenta no Salão de Genebra deste ano, entre 4 e 14 de março, o modelo S60. A principal novidade do carro é um detector de pedestres, desenvolvido para evitar atropelamentos.

A tecnologia é considerada uma das mais avançadas em segurança passiva. O sistema detecta os pedestres que passam na frente do carro e alertam o motorista. Se o condutor não reagir a tempo, automaticamente o veículo freia. Em velocidades abaixo de 35 km/h, a frenagem é total.

O sistema é composto por um radar na grade dianteira, uma câmera instalada atrás do espelho retrovisor interno e uma unidade de controle central. O radar detecta o objeto e a distância para ele. A câmara determina que tipo de objeto é identificado. Visualmente, os pedestres aparecem evolvidos em retângulos rosas e os veículos, em azul. Ele também aponta a distância em relação aos objetos em metros.

Outra novidade está nos motores, que fazem parte de uma nova geração com sistemas de injeção direta de combustível. Com 6 cilindros em linha, o propulsor topo de linha T6, de 3,0 litros, rende 304 cavalos de potência. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6s5 e tem velocidade máxima limitada eletronicamente em 250 km/h. A linha é completada pelas versões T3 1.6 de 150 cv, T4 1.6 de 180 cv, 2.0T 2.0 turbo de 203 cv e T5 2.0 de 240 cv.

O S60 conta ainda com motores turbodiesel. A versão mais forte da série é a D5, com motor 5 cilindros 2.5 gera 205 cv. Há ainda as versões D3 2.0 de 163 cv e 1.6 D DRIVe de 115 cv.

O preço do modelo ainda não foi divulgado. Segundo a empresa sueca, o carro começa a ser vendido na Europa em junho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]