i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Salão de São Paulo

Zoe, Leaf e Bolt: começa a guerra dos elétricos ‘populares’ no Brasil

Renault, Nissan e Chevrolet disputarão o interesse do brasileiro em consumir veículos movidos a energia limpa em larga escala

  • PorRenyere Trovão
  • São Paulo (SP)*
  • 06/11/2018 17:27
A atriz global Marina Rui Barbosa apresenta o Renault Zoe durante o Salão de São Paulo. | Renyere Trovão / Gazeta do Povo
A atriz global Marina Rui Barbosa apresenta o Renault Zoe durante o Salão de São Paulo.| Foto: Renyere Trovão / Gazeta do Povo

Se o Brasil estava à margem do movimento elétrico automotivo que já é realidade na Europa, Japão e EUA, a partir desta edição do Salão de São Paulo o país finalmente ‘ligou a chave’ para a tecnologia.

No primeiro dia da mostra paulista, aberta nesta terça-feira (6) para a imprensa, o destaque foi o anúncio de três modelos 100% elétricos que desembarcam no mercado brasileiro.

>> Volks revela a picape Tarok para provocar a Toro

É o início de uma guerra entre RenaultChevroletNissan para atrair o interesse do consumidor na motorização eletrificada.

RENAULT ZOE JÁ À VENDA

O primeiro a estrear é o Renault Zoe, que já começa a ser vendido nas duas lojas homologadas pela marca para distribuir o carro no país: a Globo Renault, em Curitiba, e a Renault Sinal, em São Paulo.

hatch tem preço sugerido de R$ 149 mil e chega com a credencial de ser o modelo elétrico mais comercializado na Europa. Já foram emplacados 100 mil unidades do Zoe em todo o mundo. 

“Para a Renault, o carro elétrico não é o futuro, mas o presente no Brasil”, ressaltou Luiz Pedrucci, CEO da Renault do Brasil e vice-presidente para a América Latina. 

O Zoe é o carro elétrico mais vendido na Europa.Renyere Trovão / Gazeta do Povo

O executivo lembra que desde 2015 é líder de vendas no país de modelos ‘zero emissão de poluentes’, com as parcerias que a montadora fez com empresas privadas e entidades governamentais. 

>> McLaren Senna de R$ 8 mi terá dias de Ferrari no Salão de São Paulo

O hatch movido a bateria é capaz de rodar 323 km sem precisar de recarga.Renyere Trovão / Gazeta do Povo

“Um em cada dois veículos elétricos vendidos no Brasil é Renault”, enfatiza Pedrucci, citando que a marca atua neste segmento com o quadriciclo Twizzy, o próprio Zoe e o Kangoo ZE. “Agora estamos tornando pública a venda do Zoe”, complementa.

Lançado em 2012, o compacto equivale ao Clio europeu. Recebeu uma atualização em 2016 para ficar mais eficiente e melhorar a autonomia, além de ajustes na direção e amortecedores. 

>> Conheça o carro 100% elétrico com preço realmente popular no Brasil

Atualmente, utiliza baterias de lítio de 41 kWh, que entre ao motor 90 cv de potência e 22,4 kgfm de torque, além de uma autonomia de 370 km. Números que o levam de 0 a 50 km/h em 4 segundos e a 135 km/h de velocidade máxima.

NISSAN LEAF ‘VOLTA’ AO BRASIL

O Nissan Leaf chega às lojas no primeiro semestre de 2019.Renyere Trovão / Gazeta do Povo

Já confirmado para o Brasil, o Leaf agora tem o preço revelado e a previsão do início das vendas. O 100% elétrico mais vendido no mundo - já são mais de 320 mil unidades desde o lançamento em 2010 - desembarcará no primeiro semestre de 2019, com preço de R$ 178.400.

A pré-venda, porém, foi aberta durante o anúncio no Salão de São Paulo e as reservas já podem ser feitas pela internet.

>> Brasil pode banir das ruas carros movidos a gasolina, diesel e gás

O Leaf é o carro elétrico mais vendido no mundo.Renyere Trovão / Gazeta do Povo

O modelo volta ao mercado nacional após uma passagem 'de divulgação’ da primeira geração. Algumas unidades do Leaf foram usadas no Rio de Janeiro e São Paulo como táxis e carros de polícia, cedidas para testes pela montadora.

A segunda geração do Leaf foi lançada em setembro de 2017 com um motor elétrico de 110 kW de potência (equivalente a 150 cv) e de 32,6 kgfm de torque. Ele é alimentado por baterias que garantem até 320 quilômetros de autonomia.

“A introdução do Nissan LEAF na América Latina (como Brasil, Argentina, Chile, Peru e Colômbia) é um sinal claro do nosso compromisso global com a proteção do meio ambiente para continuar melhorando a qualidade de vida das pessoas com veículos cada vez mais integrados à sociedade, através de tecnologias que são limpas, conectadas e inteligentes.”

José Luis Valls, chairman da Nissan América Latina. 

CHEVROLET BOLT QUER SER LÍDER

Chevrolet aposta no Bolt para liderar entre os elétricos no Brasil.Renyere Trovão / Gazeta do Povo

O terceiro representante nesta batalha de hatches elétricos foi chamado de primeiro elétrico ‘popular da Chevrolet, ao ser lançado nos EUA em 2016, ano em que também deu as caras por aqui no Salão de São Paulo

carro 100% elétrico estreia em 2019, ainda sem data definida, ao preço de R$ 175 mil. O valor será da configuração de entrada, pois ainda haverá outra versão mais cara no Brasil (preço não divulgado).

O modelo já passou por testes nas ruas brasileiras. Com um propulsor 100% eletrificado, o ele conta com um sistema de regeneração de energia que amplia a autonomia e dispensa o uso do pedal de freio. 

O modelo da Chevrolet desembarca nas concessionárias em 2019.Renyere Trovão / Gazeta do Povo

>> No Brasil, marca de carro campeã de busca no Google tá longe de ser líder de vendas

Sistema que lhe confere a maior autonomia entre os exemplares do segmento: 380 km. O Bolt desenvolve 202 cv de potência e 36,7 kgfm de torque, indo de zero a 100 km/h em menos de 7 segundos.

Ao contrário dos rivais, o modelo tem um visual mais próximo dos demais carros da Chevrolet, sem aquele ar futurista.

O modelo foi eleito o ‘Carro do Ano 2017’ no mercado norte-americano. Por lá, seus rivais são Volkswagen e-GolfFord Focus Electric, além do Nissan Leaf

Chevrolet fala em liderar o segmento de elétricos no Brasil. “É mais um dos 30 lançamentos programados pela General Motors no Brasil até 2022”, disse Marcos Munhoz vice-presidente da GM no Mercosul.

Até então o mercado brasileiro tinha apenas o BMW i3 e o e.coTech, vendido pela empresa paranaense Hitech Eletric, como opções de elétricos a circular pelas ruas do país - os demais são híbridos, combinando a motorização a gasolina.

SERVIÇO

30.º Salão do Automóvel de São Paulo

Quando: 8 a 18 de novembro.

Onde: São Paulo Expo, na Rodovia dos Imigrantes, Zona Sul de São Paulo.

Horários: 8 a 17/11, das 13h às 22h (entrada até as 21h), 18/11, das 11h às 19h (entrada até as 17h).

Ingressos: primeiro dia - R$ 50 (meia-entrada R$ 25); outros dias da semana - R$ 72 (meia-entrada R$ 36); fim de semana e feriado - R$ 90 (meia-entrada R$ 45).

Descontos: caravanas e quem segue a página do Salão de SP nas redes sociais tem desconto de 10%.

Confira outras opções de ingressos no site oficial do evento.

Estacionamento: carro, R$ 45; moto, R$ 25; van, R$ 70; micro-ônibus, R$ 120; e ônibus, R$ 160.

*Meia-entrada: estudantes; jovens de 15 a 29 anos pertencentes a famílias comprovadamente de baixa renda; professores das redes municipal e estadual; pessoas acima de 60 anos; aposentados pelo INSS; e deficientes com acompanhante.

*O jornalista viajou a convite da Anfavea
SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM
Visualizar esta foto no Instagram.

VW TAROK, A ANTI-TORO A Volkswagen apresentou uma rival a altura para a Fiat Toro, que domina a categoria sem ser incomodada. A Tarok surge em forma de um conceito que dará origem à versão final prevista para estrear depois de 2020. Mas, segundo a VW, o visual já está muito próximo à picape que chegará às ruas, com leves modificações. O motor deve ser o 1.4 TSI, de 150 cv e 25,5 kgfm, com opções de câmbio manual de cinco marchas e automático, de seis. É esperado também o 2.0 a turbodiesel, de 180 cv e 42,8 kgfm, emprestado da Amarok. A caçamba virá com capacidade de carga de 1 tonelada e trará uma inovação para o segmento: um painel rebatível atrás dos bancos traseiros, que amplia a área de carga e cria um piso plano para levar bagagens compridas, como um caiaque, por exemplo. O nome Tarok é uma fusão de Tarek, o futuro SUV médio, e Amarok. Mas para não confundir com o primeiro, deve mudar de nome quando estrear. #vwdobrasil #vwtarok #picape #carroconceito #salaosaopaulo #carros #automoveis #cargram #instacar #gazetadopovo 📷 #trovao_renyere

Uma publicação compartilhada por Automóveis Gazeta do Povo (@autogazetadopovo) em

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.