Perfil
Célio Martins

Célio Martins

Célio Martins, jornalista graduado em Comunicação Social pela Universidade de Londrina (UEL). Master em Jornalismo pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais(SP)/Universidade de Navarra (Espanha).

Atualmente é editor e repórter na Gazeta do Povo, jornal em que também publica o blog Certas Palavras, espaço onde escreve sobre temas diversos, como política, meio ambiente, economia, cultura, ciência e cotidiano.

É vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

Antes, atuou na Folha de S. Paulo, O Estado do Paraná, Folha de Londrina, Correio do Estado (MS), TV Campo Grande (SBT), TV Iguaçu (SBT) e CNT.

Em 2003 fez o curso de pós-graduação Master em Jornalismo, pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais em parceria com a Universidade de Navarra (Espanha). Na Gazeta do Povo, onde trabalha desde 1987, atuou como repórter e editor de Esportes, Paraná, Brasil, Mundo e Economia. Também foi editor responsável da Primeira Página do jornal.

Em 1997 recebeu o prêmio nacional Bola de Ouro, em São Paulo, pelas reportagens sobre futebol.

Fez reportagens em vários países, com destaque para o terremoto do Chile em 2010, duas eleições na Venezuela e uma eleição na França. Cobriu ainda a posse de Lula, em 2003 e o primeiro título de Roland Garros conquistado pelo tenista Guga, em 1997.

Em março de 2013, foi o primeiro jornalista do Paraná e um dos poucos do Brasil até então a conseguir visto de trabalho para produzir uma série de reportagens sobre Cuba.

Em 2021 foi eleito presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR).

Tem oito livros de ficção e poesia inéditos e dois livros de poemas publicados de forma independente (Fragmento Urbano – 1983 e Tempos Incertos – 2009).

=

Últimas de Célio Martins

Olá, !

Carregando notificações

Aguarde...