• Carregando...
#009: Macondo
| Foto:

O cenário: era uma noite de sexta-feira especialmente quente e eu estava no badalado Choripã, quando resolvi procurar por um bar mais tranquilo. Preferencialmente com mesas na calçada. Foi dobrando a rua que conheci o encantador Macondo.

Os donos são o brasileiro Fernando Hoflinger, de 27 anos, e a colombiana Claudia Rueda, de 25. A história deles se confunde com a do estabelecimento. Foi mais ou menos assim: eles se conheceram na Colômbia, em 2012, e vinham mantendo um relacionamento à distância desde então, mas tinham muita vontade de ficar perto.

O casal bolou um plano, passou a trabalhar na noite e fazer cursos para entender a rotina de um bar. Quando chegou a hora, Claudia veio ao Brasil. O Macondo nasceu, portanto, do amor que eles têm um pelo outro e pela América Latina, que os uniu.

A cozinha fica sob o comando do chef Lucas Cazamajou e o cardápio tem muita coisa boa: de arepas e empanadas colombianas a deliciosos hambúrgueres – tudo surpreendentemente artesanal.

Por que é surpreendente? Porque, por exemplo: para fazer arepas, existe um farinha especial que é comercializada pronta, na Colômbia. Como ela não é vendida por aqui, eles pesquisaram muito e decidiram produzir na casa, com base numa receita dos índios pré-colombianos.

Só fiquei sabendo disso tudo depois de fazer o meu pedido, então devo contar a vocês, com certa vergonha, que comi um sanduíche chamado “Macondo Bacon” (R$ 18,50), porque, bom, quem dispensa hambúrguer de fraldinha? Estava simplesmente delicioso. Para beber, fui de Way Irish Red Ale (R$ 8).

Destacaria ainda o excelente som ambiente, com muita música latina, a caprichosa decoração e o atencioso atendimento.

Caso você esteja se perguntando, o nome do bar é Macondo por causa da obra do Gabriel García Márquez, sim. O Fernando acredita que Cem Anos de Solidão traduz perfeitamente a América Latina. Além disso, para ele, sua história com Claudia “tem um quê de realismo mágico”. <3

Serviço:

Endereço: avenida Manoel Ribas, 352 – Mercês

Horários de funcionamento: terça-feira a domingo a partir da 18h30

Aceita cartões: sim

Estacionamento: não



Encontre o 501 Bares no Facebook, no Instagram e no Snapchat: @blog501bares

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]