• Carregando...
(Foto: Alexandre Loureiro/ CBV/inovafoto)
(Foto: Alexandre Loureiro/ CBV/inovafoto)| Foto:

Mesmo de fora da disputa pelo governo do Rio de Janeiro, o ex-técnico da Seleção Brasileira de Vôlei Bernardo Rocha de Rezende deverá pagar multa de R$ 5 mil por propaganda antecipada. Bernardinho era pré-candidato a governador pelo Partido Novo, mas desistiu da candidatura em maio.

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) entendeu que Bernardinho fez pedido explícito de votos em suas redes sociais e em entrevistas à Revista Veja e ao Jornal O Globo ao usar a expressão “estamos juntos” e ao publicar uma foto sua ao lado do número do Partido Novo. Ainda cabe recurso da decisão.

LEIA MAIS: Estagnado nas pesquisas, Alckmin irá rivalizar com Bolsonaro nas redes sociais

A lei estabelece que o pedido de votos só pode ser feito durante o período de campanha, a partir de 15 de agosto, mas abre margem para que os pré-candidatos promovam suas candidaturas, opinem sobre questões políticas ou mesmo exaltem suas qualidades pessoais.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux, chegou a afirmar em fevereiro que a Corte precisa “criar critérios objetivos” sobre o que constitui “pedido explícito de voto”, mas nenhuma decisão foi tomada.

O que diz a lei 13.165 (minirreforma política de 2015):

Art. 36-A. Não configuram propaganda eleitoral antecipada, desde que não envolvam pedido explícito de voto, a menção à pretensa candidatura, a exaltação das qualidades pessoais dos pré-candidatos e os seguintes atos, que poderão ter cobertura dos meios de comunicação social, inclusive via internet:
…………………………………………………………………………..

III – a realização de prévias partidárias e a respectiva distribuição de material informativo, a divulgação dos nomes dos filiados que participarão da disputa e a realização de debates entre os pré-candidatos;
…………………………………………………………………………..

V – a divulgação de posicionamento pessoal sobre questões políticas, inclusive nas redes sociais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]