• Carregando...
EXCLUSIVO Tucanos de alta plumagem patinam nas redes: campeão de engajamento é jovem de 27 anos
| Foto:

Depois das últimas postagens dos tucanos de alta plumagem, passei a desconfiar que a coisa não anda lá muito bem nas redes sociais. O fogo amigo do partido já chegou a acusar o prefeito da maior cidade do país de governar apenas pelo e para o facebook, o que demonstra a excelência nessa área, a da internet.

Mas agora a situação é outra. O alcance monumental das postagens de João Doria não é mais o mesmo e o ex-prefeito está até naquela fase de postar foto com filhote de cachorro e carregar nos momentos românticos. E o que dizer de Geraldo Alckmin? Todas as minhas palavras são insuficientes para descrever minha reação ao ver o vídeo da claque contratada para receber o ex-governador no aeroporto à la Bolsonaro. E isso menos de uma semana após utilização deliberada do meme de John Travolta para brigar com o mesmo político.

O que levaria um político tão experiente a topar fazer esse tipo de papel? Definitivamente existe uma distância abissal entre o que os tucanos de alta plumagem julgam ser redes sociais e o que ocorre nesses ambientes menos formais, mais fluidos, para “gente como a gente”, algo que talvez não faça parte do dia-a-dia nem de candidatos nem de seus assessores.

A RG Organic, empresa do especialista em Marketing Político Rodrigo Gadelha, fez um levantamento exclusivo das redes sociais dos políticos do PSDB de São Paulo para o blog A Protagonista. O resultado, demonstrado por números, repete a experiência que todo mundo conhece bem na família: não tem como contratar alguém para mimetizar postagens ou fazer uma rede “mais legal”, o que faz sucesso é o mais legítimo.

João Doria e Geraldo Alckmin são os paulistas com maior número de seguidores no facebook, o que é absolutamente natural devido à exposição gerada por um cargo executivo. Note-se que o ex-prefeito paulista, durante alguns meses, foi um verdadeiro fenômeno nas redes.

No entanto, o tamanho das páginas não reflete o engajamento, ou seja, o quanto as pessoas realmente estão lendo as postagens e interagindo com elas. Engajamento é o quanto esse público todo que um dia resolveu dar um curtir na página de alguém ainda se importa com o que essa pessoa pensa, diz e faz. É nesse ponto que surge um fenômeno chamado Paulo Mathias, 27 anos de idade, pré-candidato a deputado estadual:

O tucano não segue a cartilha do PSDB nas redes sociais, tem um estilo próprio, mais despojado e de mais impacto, que começou quando ocupava a prefeitura regional de Pinheiros durante a gestão de Doria.

Além de ser o que causou mais reações do público durante o mês de maio mesmo não tendo a maior página, a maior exposição de mídia nem a mais longa carreira política, Paulo Mathias também teve o post com mais cliques, curtidas, comentários e compartilhamentos do tucanato paulista no período:

Parece que o caminho do engajamento passa BEM LONGE da pirotecnia e fica mais perto da simplicidade e da possibilidade de conhecer a opinião do dono da página.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]