• Carregando...
Rico e preso X pobre e livre
| Foto:

Qual das combinações colocadas no título desse texto você prefere? Ao menos uma pessoa no Brasil estava com esse impasse em sua cabeça nos últimos meses.

Trata-se de Cláudia Cruz, mulher do ex-deputado Eduardo Cunha, e dona da conta na Suiça que comportava mais de 1 milhão de francos suíços que financiavam seus gostos caros.

Nesta quarta-feira, Cláudia Cruz foi condenada pelo TRF-4 a dois anos e 6 meses de prisão pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, pela Operação Lava Jato.

A mulher de Eduardo Cunha é acusada de lavagem de dinheiro, e havia sido absolvida pelo juiz federal Sergio Moro, em julgamento de primeira instância.

Leia mais: Absolvida por Moro, Cláudia Cruz é condenada pelo Tribunal da Lava Jato

Segundo sua defesa, por não ter sido condenada por unanimidade, Cláudia ainda tem direito a recursos – os famigerados embargos infringentes e de declaração – e pode aguardá-los em liberdade, já que o STF entende que a execução da pena só pode ser feita depois de exauridos os apelos em segunda instância.

O dinheiro, correspondente a US$ 1,5 milhão, seria propina recebida pelo marido para ajudar no contrato de aquisição pela Petrobras dos direitos de participação na exploração de campo de petróleo no Benin, na África.

 

Defesa comemora
Para o advogado de Claudia Cruz, Pierpaolo Bottini, a decisão é positiva porque manteve a absolvição da acusação de lavagem de dinheiro, como havia decidido o juiz Sergio Moro.

Além disso, a condenação a pena restritiva de direitos por evasão de divisas não foi unânime, cabendo recurso para tal.

Mas, embora a condenação tenha vindo, essa quarta-feira trouxe gosto de vitória ao casal Cruz-Cunha. O advogado de Claudia Cruz, destacou que o TRF-4 suspendeu o confisco dos recursos da cliente depositados em sua conta no exterior, conforme pedido da defesa.

Assim, há quem concorde que dois anos de prisão, mas com a conta assegurada é bem melhor que a liberdade e a dureza de encarar uma bolada apreendida pela Justiça.

No Brasil é assim: que sejamos sempre francos… de preferência francos suíços…

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]