• Carregando...
Ciro e a entrevista-bomba: vale tudo para tentar herdar o legado de Lula?
| Foto:

Uma entrevista de Ciro Gomes, cedida à TV Difusora do Maranhão há quase dez dias, ganhou proporção nas últimas horas por conta de seu conteúdo.

A metralhadora Ciro falou muito sobre a situação do PT nas eleições deste ano, e de seu principal nome – Lula – que está preso desde abril.

O candidato do PDT à Presidência da República afirmou que Lula só teria chance de sair da cadeia se ele fosse eleito, enquadrando até mesmo o Poder Judiciário.

“Só tem chance de sair da cadeia se a gente assumir o poder e organizar a carga. Botar juiz para voltar para a caixinha dele, botar o Ministério Público para voltar para a caixinha dele e restaurar a autoridade do poder político”, afirmou.

Segundo Ciro, o PT tem ciência da impossibilidade de Lula ser candidato por conta da Lei da Ficha Limpa, aprovada por ele próprio.

Mas, acrescenta, que empurrarão o nome dele até quando forem extintas quaisquer chances, isso próximo de setembro.

Daí, na análise de Ciro, o próprio ex-presidente indicaria um nome, aos moldes de como fez com sua sucessora, Dilma Rousseff, quando terminou seu segundo mandato.

Aliás, Ciro não poupou críticas à Dilma, dizendo de sua falta de postura e que não é possível mais termos um presidente ‘por procuração’.

“O Brasil não aguenta um presidente por procuração a uma altura dessas. Eu gosto muito do Lula, mas só porque gosto muito, ele vai apontar outra Dilma. O Brasil está em um momento muito difícil, precisando de pulso, liderança, autoridade até para corrigir a carga.”

Além da tal carga falada por Ciro, fica outra questão: parece que o candidato quer herdar o legado de Lula.

Isso teria ocorrido depois que muitos partidos embarcaram no Centrão e acabarão apoiando a candidatura de Geraldo Alckmin, do PSDB, à Presidência.

O fato é que Ciro se vê isolado politicamente e esses votos indicados por Lula não lhe cairiam mal.

Ainda nessa entrevista, se referindo aos possíveis nomes impostos pelo PT, no caso de Lula não ser candidato, foi categórico: “Com uma tragédia só resta eu, porque ninguém inventa de um dia para a noite. Se inventa, mesmo dando certo acaba dando errado.”

Vale lembrar que Ciro já foi muito próximo dos governos petistas, sendo inclusive ministro da Integração Nacional no primeiro mandato de Lula.

Lula tem 4 letras. Ciro também. Isso quer dizer algo?

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]