• Carregando...
Homem que contradiz Lula na Lava Jato tenta anular pena e ela é triplicada
| Foto:

Renato Duque não ocupava a posição mais alta na Petrobras, mas ficou conhecidíssimo por um depoimento ao juiz Sergio Moro em que contradisse um encontro com Lula. Tudo bem complicado de explicar. Quando já era ex-presidente, Lula quis falar com Duque, que já não estava mais na Petrobras, sobre rumores de que ele teria contas no exterior.

Pediu para que João Vaccari Neto, então tesoureiro do PT, fizesse o contato. O encontro, sabe-se lá por que razões, não foi marcado em local público, nem no Instituto Lula, nem na sede do PT, mas num hangar da TAM no aeroporto de Congonhas. Sobre o que foi conversado os dois divergiram frontalmente e há gravações.

Diz Duque:

Ele me pergunta se eu tinha uma conta em meu nome na Suíça com recebimentos da empresa SBM, dizendo que a então presidente Dilma tinha recebido a informação de que um ex-diretor da Petrobras teria recebido dinheiro numa conta da Suíça, da SBM.

Eu falei: “Não, não tenho dinheiro da SBM nenhum, nunca recebi dinheiro da SBM”. 

Aí, ele vira para mim e fala assim: “Olha, e das sondas, tem alguma coisa? “.

Eu falei… E tinha, né? Eu falei: “Não, também não tem”. 

Ele falou: “Presta atenção no que eu vou te dizer: se tiver alguma coisa, não pode ter, entendeu? Não pode ter nada no teu nome, entendeu?”

Eu entendi, mas que que eu ia fazer? Já não tinha mais o que fazer. 

 

Diz Lula:

A pergunta que eu fiz para o Duque foi simples: “Tem denúncias, tem matérias nos jornais de que você tem dinheiro no exterior de que está pegando na Petrobrás, que está pegando não sei onde. Você tem conta no exterior?” Ele falou: “Não tenho”.

Eu falei: “Acabou. Se não tem…” Sabe, não mentiu para mim, mentiu para ele mesmo.

 

Renato Duque havia sido condenado em primeira instância pela Justiça Federal do Paraná a 10 anos de prisão por corrupção passiva na Petrobrás e sua defesa recorreu tentando anular a pena.

Os desembargadores do TRF4 inocentaram Duque de duas das 5 condenações feitas por Sergio Moro, no entanto a pena dele foi quase triplicada, subindo para 28 anos, 5 meses e 10 dias de reclusão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]