• Carregando...
Em ano eleitoral, dispara busca por “fascismo” na internet
| Foto:

Estamos falando desde o começo das eleições sobre a importância da internet e seu poder decisório na disputa deste ano.

Também falamos bastante sobre fake news, grande mal da comunicação na era moderna, que se alimenta da internet para crescer em proporções gigantescas e engolir mentes, amizades, relacionamentos, e o que mais ousar passar em seu caminho.

No entanto, a internet mostra um uso muito importante nessa disputa eleitoral: por meio de mecanismos de buscas, os eleitores podem obter mais informações sobre assuntos, candidatos e propostas de governo, por exemplo.

Obviamente que às vésperas do segundo turno, aumenta consideravelmente a busca por palavras relacionadas a política. O levantamento realizado pela SEMrush, líder global de marketing digital, traz essa análise sobre alguns dos termos mais buscados entre setembro de 2017 e setembro deste anos.

Fato é que o brasileiro se mostrou mais engajado em procurar saber os significados de palavras muito mais utilizadas na disputa pela corrida presidencial, como “fascismo”, “comunismo”, “socialismo” e “democracia”.

O termo fascismo foi o campeão: as buscas cresceram 643% em doze meses. Em outubro de 2017 eram 60,5 mil buscas mensais, enquanto no mesmo período de 2018 foram 450 mil.

Comunismo e Socialismo também tiveram alta nas buscas, com 232% de aumento no último ano.

Já a boa e velha democracia, tida como uma delícia por alguns e catastrófica para outros, é a que menos possui crescimento nas buscas, com aproximadamente 171%.

Esses dados são fundamentais para entender o comportamento dos eleitores, já que muitos optam por pesquisar conceitos que podem interferir diretamente no resultado e consequências da eleição.

Ainda há outros termos. Direitos humanos, por exemplo, teve crescimento tímido de apenas 22% no último ano, mas com um número expressivo de buscas, cerca de 135 mil apenas em setembro.

Já a curiosidade sobre feminismo aumentou consideravelmente no último ano, com 232% de crescimento e mais de 200 mil buscas no último mês.

Também foram expressivos os índices que revelam o aumento de procuras para “corrupção” e “ditadura”, ambos terminaram o mês de setembro com 60 mil pesquisas, enquanto que no mesmo período do ano passado, as buscas representavam 40 mil e 27 mil, respectivamente.

Agora, a questão é: depois de realmente saber o que as coisas significam, as pessoas passarão a refletir sobre elas?

Crescimento das buscas por termos relacionados a política (set/2017 – set/2018)

Fascismo: 643%
Comunismo: 232%
Socialismo: 232%
Democracia: 171%
Direitos humanos: 22%
Feminismo: 232%
Corrupção: 49%
Ditadura: 123%

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]