• Carregando...
Deputado Marco Feliciano (PODE-SP) no plenário da Câmara. Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Deputado Marco Feliciano (PODE-SP) no plenário da Câmara. Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados| Foto:

O vice-líder do governo na Câmara Federal, deputado Marco Feliciano (Podemos-SP) entrou com pedido de impeachment contra o vice-presidente da República Hamilton Mourão.

No texto de 28 páginas, o deputado acusa o general de conspirar contra o presidente Jair Bolsonaro. Em entrevista exclusiva ao programa ‘A Protagonista’, atestou que Mourão segue conduta incompatível com seu cargo.

“Não vou chamá-lo de general aqui. Isso porque pode ter subido à cabeça dele. Aqui no Executivo ele é um civil e tem respeitar o presidente, que está acima dele e é a maior autoridade do país. Ele é um agregado”, disse Feliciano.

Segundo o deputado, Mourão sempre “desdiz o que o presidente diz”. E o estopim foi ter ‘curtido’ um tweet da jornalista Rachel Sheherazade, onde há críticas feitas contra o presidente. “Tudo o que Bolsonaro prometeu na campanha, ele cumpriu. Já não é assim com Mourão. Parece que sentar naquela cadeira deve ter alguma magia, pois sentiu o cheiro do poder e viu que pode suceder o presidente”, argumenta o parlamentar.

De acordo com Feliciano, a quebra de decoro existe por Mourão agir “em desacordo com seu cargo”. “O presidente é a própria nação. E quando você desdiz o presidente, tendo um cargo como o dele, começando a flertar com a esquerda, é incompatível”.

Ação não enfraquece o governo
O deputado do Podemos foi questionado se a ação não mostraria fraqueza no comando do presidente Bolsonaro, em articular com o próprio vice. Para Feliciano, não há essa possibilidade. “O presidente não tem como resolver isso, pois Hamilton Mourão não é um empregado dele, foi eleito. Por isso falo por mim, um deputado ungido pela Constituição, que tenho elementos para agir frente a isso. Fazendo isso, quero crer que Mourão irá se calar. Ele entendeu o recado”, explica.

Feliciano diz que saiu na frente e, com o pedido de impeachment, resolveu “dar o primeiro tiro”. “Foi um tiro de alerta. Não mirei o coração, mas sim os ouvidos de Mourão, para que entenda que tem que respeitar o presidente. Eu quis dar um aviso, chamar atenção”.

É preciso temer Mourão?
O deputado do Podemos e vice-líder do governo diz que as atitudes do vice-presidente podem trazer problemas futuros, vide o que já ocorreu em suas falas e posições nos primeiros cem dias de governo.

“Meu pensamento é que se Mourão ‘não baixar a sua bola’ e não parar de conspirar, pode criar instabilidade no governo e fazer com que todos vejam há divisão. E com isso, dá-se a impressão que o presidente não consegue governar o Brasil e cria-se um caminho aberto.”

E continuou: “Dá para estancar agora. Com um aviso desse o vice-presidente coloque a cabeça no travesseiro, seja grato e reflita, pois deve seus 15 minutos de fama ao presidente Bolsonaro. Afinal, ele concordou com todo o programa de Bolsonaro quando resolveu ingressar no governo”, conclui.

Assista abaixo a entrevista exclusiva completa com o deputado federal Marco Feliciano ao programa ‘A Protagonista’:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]