Logotipo Futebol 2019
Blog André Pugliesi

3 motivos irrefutáveis para o Athletico voltar já para o velho escudo

O Athletico ainda tem a chance de corrigir um mico, grande o suficiente para comprometer a identidade do clube. E olha que eu nem achei o novo escudo feio. No entanto, não é um escudo, é uma logomarca, que já nasceu gravemente comprometida. Diante do título da Sul-Americana, a indignação de parte da torcida arrefeceu. Entretanto, está em discussão não apenas o passado do Furacão, mas o futuro.

Abaixo, três razões para o Furacão parar e repensar:

Sem originalidade

O novo escudo é idêntico ao logo de uma campanha de corrida da Nike. Para um clube que baseou a revolução estética na busca por originalidade e identidade própria, a semelhança com a peça da multinacional esportiva já seria o suficiente para implodir o projeto. Não cabe nem discutir se é plágio ou não. A ideia do emblema, não muito original, e minimalista, pode mesmo ter sido a mesma, embora a curiosidade seja gritante. Mario Celso Petraglia detonava o desenho do CAP por ser parecido ao CRF do Flamengo… o que o dirigente diria agora?

LEIA MAIS

Athletico abre Libertadores com o Boca Juniors e US$ 3 milhões no bolso

Sem amparo popular

A ampla modificação, que virou de ponta cabeça a identidade do clube, não teve qualquer amparo da torcida atleticana. Na apresentação realizada na Arena, Giovanni Vannucchi, sócio da Oz estratégia+design, empresa responsável pelo projeto, revelou que 1.388 sócios do Furacão responderam uma pesquisa sobre o assunto. O número representa somente 7,7% dos 18 mil associados do clube, universo revelado pelo próprio diretor da agência. É uma porção ínfima de um grupo já é reduzido, se considerado os 2,5 milhões de atleticanos, segundo Petraglia. Da torcida como um todo, o grupo que opinou sobre a mexida representa 0,05%.

Sem aplicação simples

O processo não resultou num escudo, mas numa logomarca do Atlético, como se o clube de 94 anos fosse uma boutique esportiva ou uma franquia de picolés. Até então, não se sabe nem qual é exatamente a cor do novo emblema: se é vermelho, se é preto, se é vermelho e preto ou vermelho, preto e branco ou, pior, se é tudo isso. Balbúrdia que já está evidente nas telas produzidas pelos canais esportivos. Na Fox, por exemplo, o escudo do Athletico já apareceu todo em branco! O problema é que o desenho “solto” não permite aplicação simples e, a depender do fundo, o escudo, ou melhor, a marca precisa ser empregada de diversas formas. Taí uma novidade: uma identidade camaleônica que se metamorfoseia conforme o ambiente.

LEIA MAIS

Henrique mostra que não é só futebol, nem Athletico é só soccer business

Ao enterrar o Atlético, Petraglia mostrou que é mesmo homem do seu tempo

Melhor ou pior? Conheça projeto do novo Athletico rejeitado por Petraglia

8 recomendacões para você

 
 

mais comentadas da semana