Blog André Pugliesi

36 anos sem Garrincha. Você sabia que o craque foi Coritiba por um dia?

Arquivo GRPCOM
Arquivo GRPCOM

Por ocasião dos 36 anos da morte de Garrincha, em 20 de janeiro de 1983, republico aqui neste blog conteúdo que estava no outro, Memória FC.

**********************

Garrincha, aquele, bicampeão da Copa do Mundo (1958 e 62) pelo Brasil, talvez o maior artista que o esporte já conheceu, baluarte do chamado “futebol moleque”, o principal “dibrador” desde a invenção do futebol pelos índios, o “gênio das pernas tortas”, vestiu o manto do Coritiba em 1969.

Para a molecada que, mesmo diante do maior número de hipérboles e clichês numa só publicação não entendeu o significado da coisa, o homem de Pau Grande (uma pacata localidade em Magé, região metropolitana do Rio de Janeiro) foi uma espécie de Messi da época.

LEIA MAIS

Se você pudesse mudar o placar de um só jogo na história, qual seria?

Krüger e Sicupira, quando o Paranaense encontra um sentido

Era tão bom o camisa 7 do Botafogo que chegava a rivalizar com um jaqueta 10 do Santos chamado Pelé, uma espécie de Pelé da época. E eis que no dia 11 de julho de 1969, Garrincha, já aos 35 anos e com a carreira fortemente abalada pelo alcoolismo, pintou aqui por Curitiba.

Há duas versões para a passagem de Manuel Francisco dos Santos em tarde de prática no Couto Pereira. A primeira, e mais quente, de que foi um convite de um jornalista muito ligeiro e bem relacionado. A outra, que se tratou de um chamado do presidente Evangelino Neves, o cognominado Chinês.

De certo, que o craque estava na cidade para acompanhar a esposa e cantora Elza Soares num show na capital. Além disso, tudo ocorreu às vésperas do jogo que deu o título estadual daquela temporada ao Alviverde, triunfo por 1 a 0 sobre o Água Verde.

As fotos foram feitas por JOSÉ EUGÊNIO DE SOUZA e pertencem ao arquivo GRPCOM.

NÃO PODEM SER REPRODUZIDAS SEM AUTORIZAÇÃO.

LEIA MAIS

Procon pode multar FPF em R$ 8 milhões por causa de Atletiba da web

Petraglia é exímio negociador, mas quanto Athletico ganhou nas mega vendas?

Via Lei Rouanet, Coritiba tem aprovada captação de R$ 2,7 mi para museu

8 recomendacões para você

 
 

mais comentadas da semana