• Carregando...
Edição de 2013 da Tomorrowland, Bélgica.
Edição de 2013 da Tomorrowland, Bélgica.| Foto:

Se buscarmos qual evento tem a maior mobilização de público em torno da música eletrônica, sem dúvida vamos encontrar a resposta nos festivais. Existem vários espalhados por todo o mundo. Citando alguns exemplos, apenas os mais famosos: Tomorrowland na Bélgica, considerado o maior festival de música eletrônica da atualidade; o Ultra Music Festival, que nasceu em Miami e conta com edições itinerantes em vários países; a Creamfields, que é de origem inglesa e também conta com edições em diversos países, inclusive no Brasil. A lista é grande, cada festival tem a sua identidade e suas particularidades, com certeza agradam à todos os gostos.

Edição de 2013 da Tomorrowland, Bélgica. (Divulgação)

Edição de 2013 da Tomorrowland na Bélgica. (Divulgação)

O grande diferencial de um festival é a oportunidade de vivenciar vários estilos da música eletrônica e os seus diferentes públicos em um único lugar. No palco principal, os principais DJ e atrações se apresentam, porém existem outros palcos e espaços onde podemos encontrar DJs e atrações dos mais variados estilos. A possibilidade de transitar por todos estes espaços faz com que fique muito fácil e evidente perceber a diferença de energia e público que cada estilo da música eletrônica pode criar.

Em um palco pode estar tocando Progressive House e Electro com um mar de pessoas curtindo e dançando, no mesmo momento um outro palco um pouco mais afastado tocando Techno e mais uma multidão, andando mais um pouco, encontramos um palco tocando Deep House com mais gente dançando e curtindo, e por aí vai, caminhando por todos os palcos durante um, dois, três ou mais dias de festival. É uma experiência única.

Público do UMF 2013 em Miami. (Divulgação)

Público do UMF 2013 em Miami. (Divulgação)

Dos exemplos que citei acima, apenas o Ultra Music Festival é um festival urbano, pois acontece no meio de Miami. A Tomorrowland e a Creamfields acontecem em regiões afastadas das cidades e por esse motivo contam até com espaços destinados a camping, para que o púbico não precise se deslocar durante os dias de festival até a cidade mais próxima ou até mesmo para os que não conseguiram se hospedar em hoteis.

A movimentação de pessoas é muito grande durante os dias de festival, chegando a ter mais de 200 mil pessoas nas cidades onde acontecem. Sem dúvida, o público é uma das grandes atrações, são das mais diversas nacionalidades, levam bandeiras de seus países, usam fantasias, fazem performances, uma verdadeira peregrinação em prol da música.

Voltando para o Brasil, também vamos encontrar festivais de muito respeito e que estão tomando forças como os grandes festivais do exterior. Além da edição local da Creamfields no Brasil, temos como maiores festivais a Tribaltech em Curitiba, a XXXperience, que acontece em São Paulo e também Curitiba; o Dream Valley que acontece em Santa Catarina, entre vários outros.

Os festivais vem crescendo a cada ano, é evidente que são a nova onda do momento. Para quem não pode viajar até o local destes festivais e curtir a experiência de perto, nos últimos anos foi possível acompanhar as apresentações dos principais DJs ao vivo pela internet, tudo bem que não é nada comparado à estar lá, mas com certeza dá pra sentir um pouco o gostinho. O vídeo abaixo é da edição de 2012 da Tomorrowland, sinta a energia que move este tipo de festival e porque estão cada vez maiores. Aperte o Play!

Tomorrowland 2012 After Movie
Bélgica

Qual é a boa!?

Quinta | 22.08
@ Club Vibe – Ilan Kriger & Desafio DJ (Deep House)

Sexta | 23.08
@ Club Vibe – Pré Tribe club com Velkro (Deep House)
@ DUC – Leozinho e Paciornik (Progressive House)
@ Danghai – Marc Romboy (Tech-House)

Sábado | 24.08
@ Club Vibe – Vibe Girls com Dri.k (Deep House)
@ Danghai – Glitter (Techno)

Veja também:
O DJ só aperta o play?!
Onde tudo começou, a House Music!
Mas não é tudo igual?

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]