• Carregando...
Warm up DJ.
Warm up DJ.| Foto:

É um fato e é também extremamente compreensível, que a maioria dos frequentadores de clubs e festas de música eletrônica, quando chegam no início da noite em um club, possam se deparar com uma pista não tão agitada quanto estaria no meio da noite, e pensem  que o DJ que está abrindo a pista não está “mandando bem” ou que o som está chato…

Mas você sabia que o trabalho do primeiro DJ da noite é justamente não “bombar” a pista? Calma, vamos entender isso melhor.

Warm Up. A importância do primeiro DJ da noite.

Warm Up. A importância do primeiro DJ da noite.

A expressão “warm up” vem do ingles e significa esquentar. É justamente este o trabalho do primeiro DJ da noite, esquentar a pista, criar o clima, tocar as músicas certas para que as pessoas que estão chegando no club, comecem a se animar de forma sutil e que estejam ansiosas para o momento em que a atração principal da festa começar a tocar.

Eu como DJ, concordo que não são todos os clubs que tem um warm up de qualidade. Existem duas situações que me incomodam muito quando chego em algum club no inicio da noite, com o primeiro DJ tocando e a pista começando a encher:

A primeira é chegar e o DJ estar super acelerado, tocando músicaa muito agitadas e as pessoas da pista simplesmente paradas, sem dançar. A segunda é o inverso, o DJ estar tocando um som super chato, desanimado, mesmo vendo que as pessoas da pista querem começar a dançar.

O conceito de som chato e animado é bem abstrato neste caso, pois para cada club e estilo de festa, o som do inicio da noite precisa seguir uma linha, para não fugir do conceito daquela noite ou club. Por isso a sensibilidade e repertório do DJ de warm up precisam estar bem sintonizados, para que ele possa se adaptar a cada estilo de festa.

Leia também:
O DJ só aperta o play?!
Como o DJ cria seu set?

Eu sou muito fã de warm up, valorizo muito os DJs que começam a noite com a casa vazia e entregam a pista no ponto certo de animação para a atração da noite bombar. É um trabalho que deve ser muito valorizado. Mesmo que não pareça para quem não é muito ligado ao mundo da música eletrônica, muitas vezes é mais difícil ser o primeiro DJ da noite, do que o DJ principal.

Um warm up errado, com músicas que não são para aquele momento, pode ser uma tragédia para a festa e esfriar uma noite inteira. Dará muito mais trabalho para o DJ que toca na sequência, pois além de arrumar o estrago que o anterior fez, perderá espaço do próprio set que havia planejado, e isso garanto que não deixaria nenhum DJ contente.

Siga as atualizações do blog pelo Facebook.

Como exemplo, escute este warm up que fiz no Danghai Club em Curitiba, um club com o conceito voltado para o som underground. Perceba que nas quase 2 horas de set, existe uma progressão quanto a agitação das músicas. No início são mais calmas, até introspectivas, mas com o passar do tempo elas vão ficando mais animadas e no final já está no ponto certo de animação para o próximo DJ que continuou tocando. Aperte o Play e espero que goste!

Dan Polastri – Warm up @ Danghai Club
Deep House

Veja também:
A Música eletrônica e a emoção.
A música eletrônica e a espiritualidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]