colunas e Blogs
Arquibancada Virtual
Arquibancada Virtual

Arquibancada Virtual

Arquibancada Virtual

De volta à vida normal

Por
Redação
16/10/2009 17:08 - Atualizado: 27/09/2023 16:21
De volta à vida normal

Amigos blogueiros, que semana! A sequência de Centenário e especial do GP Brasil me derrubou. E hoje ainda tem aula à noite na UP, amanhã logo cedo, plantão domingo… Bah, tô só a capa da gaita. Por isso peço compreensão a vocês pela minha ausência.

Sorteio de camisa

Aos poucos vamos reorganizando as coisas por aqui. Começo pelo sorteio das camisas que estou devendo (serão duas, pois os outros dias, pelo jeito que a chapa esquentou aqui, considero que tenho o direito de abonar). Como escrevi outro dia, o colega Marcão trouxe do Chile uma camisa de treino da Universidad Chile (ou da Católica, não lembro). Vou sorteá-la na terça-feira. Até lá, fica a seguinte pergunta: qual a escalação das seleções do Chile e do Brasil na maior goleada que os chilenos impuseram à nossa seleção?

Se apenas um acertar, leva. Se tiver mais de um acertador, sorteio. Se ninguém acertar, vale quem chegar mais perto, sempre valendo o sorteio em caso de empate. Receberei respostas até 23h59 de segunda-feira e só valem as mensagens com e-mail válido.

Atlético

Albaru
Albaru

Antonio Lopes definitivamente deu um jeito no Atlético. O time tem um padrão bem definido. Quando você o vê em campo, tem a noção do que vai acontecer, quais as qualidades e defeitos.

Lopes fez o que se deve fazer com times instáveis: arrumou primeiro a defesa. Depois, acertou uma linha sólida na marcação do meio de campo e arrumou uma maneira de chegar com qualidade ao ataque. Tem uma ótima bola parada com Paulo Baier. Só falta um atacante goleador.

Alex Mineiro, que deveria assumir a função, está devendo. Ainda não valeu um tostão do que foi investido na sua volta. Como a fuga do rebaixamento está bem encaminhada, vale seguir investindo em Patrick. O moleque precisa jogar para adquirir experiência e desenvolver o seu potencial.

Eleição no Paraná

A coisa vai se encaminhando para um chapão no Paraná. No entanto, a coalizão, vendida como histórica, é apenas mais do mesmo. Romani, Gayer, Aurival nas finanças… É o grupo atual, que não consegue fazer o time ir além da 11ª posição em quase dois anos de Série B.

Os ex-presidentes mostraram que só querem saber do futebol e, pelo menos por enquanto, o fundo de investimentos não parece ter nada de diferente do antigo GI do Vavá. Até que se prove o contrário, será mais um grupo de pessoas colocando dinheiro atrás de resultados a curtíssimo prazo – seja em campo, seja no bolso.

Foi nesse cenário que a L.A. Sports cresceu e ganhou espaço no clube. Agora, deve estar exultante, pois certamente entrou no pacote da coalizão. A tal revolução morreu na casca.

Depois do centenário…

Hedeson Alves/ Gazeta do Povo
Hedeson Alves/ Gazeta do Povo

O feriadão do centenário coxa-branca foi a cara do ano do clube: o time dando vexame em campo e a festa da torcida limpando a barra. Já escrevi aqui uma porção de vezes que o Coritiba é um bom elenco que não virou um bom time.

Na mão de Ney Franco a coisa até melhorou. Do meio para a frente o time é realmente bom e o banco de reservas (também do meio pra frente) tem opções que poucos times no Brasil têm.

O problema está lá atrás. Se não fossem os goleiros e os gols de Marcelinho, o Coritiba estaria afundado na zona de rebaixamento. A zaga de hoje é tão ruim quanto a do descenso de 2005.

E o futuro também é preocupante. Pedro Ken não fica. Carlinhos e Marcelinho Paraíba, ao que tudo indica, também não. Ou seja, o Coxa vai começar 2010 tendo que remontar o time, como aconteceu neste ano e no ano passado.

Aí, é aquele roteiro que todo mundo conhece. Paranaense ninguém quer jogar, primeiro turno do Brasileiro faz um time meia-bomba e aí arruma tudo para não cair no returno. Isso lá é futuro para um clube como o Coritiba?

Glórias no passado

O jeito, torcedor coxa-branca, é olhar para o passado. Hoje Aroldo Fedatto faz 85 anos. O Estampilla Rubia dedicou sua vida esportiva ao Coritiba. Quando quis parar, foi obrigado a seguir em campo por mais alguns meses por um abaixo-assinado da torcida. Relatos da época o colocam como um baita zagueiro, seus números reforçam a tese. Não é à toa que está em quase todas as seleções dos 100 anos do Coritiba. Parabéns, Fedato.

Atletiba em paz

Recebi informações fidedignas de que o clima está tenso lá na zona Oeste para o Atletiba do dia 25. Há muita promessa de vingança por brigas anteriores. A polícia tem que ficar esperta e parar como esse papo de que não a violência em dia de clássico não é um problema fora de controle, que a imprensa aumenta e etc. Balela! Os fatos mostram que o problema é crônico e precisa ser resolvido antes que a gente precise lamentar a morte de alguém por causa de futebol.

Os torcedores também tem que botar o miolinho no lugar, ver que futebol é um jogo e ponto final, lembrar que tem muita gente inocente em risco por causa desse tipo de baderna e, em último caso, pensar no seu clube. Não custa recordar que a troca de bombas na Arena, no primeiro turno, tirou um mando de campo de cada um.

Veja também:
Cuca valoriza retrospecto no Athletico com 10 vitórias em 11 jogos: "Nem City e Real"
Cuca valoriza retrospecto no Athletico com 10 vitórias em 11 jogos: "Nem City e Real"
Athletico vence o Danubio e mantém 100% na Sul-Americana
Athletico vence o Danubio e mantém 100% na Sul-Americana
Acusações de Textor: CPI convida primeiro árbitro para depôr
Acusações de Textor: CPI convida primeiro árbitro para depôr
No aguardo do STJD, Manga completa seis meses sem jogar e terá desafios na volta
No aguardo do STJD, Manga completa seis meses sem jogar e terá desafios na volta
participe da conversa
compartilhe
Encontrou algo errado na matéria?
Avise-nos
+ Notícias sobre Arquibancada Virtual
O Nikão do Athletico. Desfrutem enquanto é tempo
Crônica

O Nikão do Athletico. Desfrutem enquanto é tempo

Libertad x Santos AO VIVO: como assistir ao jogo na TV
Transmissão

Libertad x Santos AO VIVO: como assistir ao jogo na TV

Barcelona x Fluminense AO VIVO: como assistir ao jogo na TV
Transmissão

Barcelona x Fluminense AO VIVO: como assistir ao jogo na TV