• Carregando...
O mestre cervejeiro da Paulaner, Martin Zuber
O mestre cervejeiro da Paulaner, Martin Zuber| Foto:

Há alguns dias noticiei que o Brasil terá seu primeiro Campeonato de Sommelier de Cervejas, evento promovido pela ABS-SP (Associação Brasileira de Sommeliers de São Paulo) e o Instituto da Cerveja Brasil, entre os dias 8 e 9 de março em São Paulo. Entre os jurados, estarão personalidades do meio cervejeiro, como o mestre cervejeiro das Paulaner, Martin Zuber, e Garrett Oliver, da cervejaria Brooklyn, de Nova York.

Tanto um quanto outro devem ter agendas lotadas durante a visita ao país. E soube que o mestre cervejeiro da Paulaner fará até cerveja colaborativa no país em uma parceria dos diretores do Instituto da Cerveja – Estácio Rodrigues, Kathia Zanatta e Alfredo Ferreira -, com Guilherme Hoffman, Mestre Cervejeiro da Cervejaria Nacional. A brasagem será no dia 7 de março nas instalações da Nacional.

Os Mestres resolveram produzir uma Ur-Münchner Dunkel, cerveja que remete às remotas tradições do sul da Alemanha, quando era popularmente consumida durante os séculos XVII e XVIII. A água dura da região de Munique favorecia a produção de uma cerveja escura, com notas de biscoito, caramelo e chocolate. O prefixo “Ur” antes do nome do estilo indica o estilo original, o estilo antigo, referência que nós brasileiros não temos, mas que o mestre cervejeiro da Paulaner, com certeza vai trazer.

O mestre cervejeiro da Paulaner, Martin Zuber

O mestre cervejeiro da Paulaner, Martin Zuber

Posteriormente a cerveja será vendida na própria Cervejaria Nacional. A data do lançamento ainda não está definida.

Reinventando a escola alemã

Um dia antes, no dia 6 de março, o mestre cervejeiro da Paulaner, Martin Zuber, vai dar uma palestra em inglês no Instituto da Cerveja: “Reinventando a Escola Alemã”. O especialista vai falar das novas tendências das cervejas na Alemanha e o evento contará com degustação de rótulos inéditos no Brasil da Brauerei Eiswek, projeto especial da Paulaner dedicado a especialidades cervejeiras. Infelizmente, todas as 40 vagas foram preenchidas um dia após a divulgação do evento via Facebook do Instituto da Cerveja.

Parceria para workshops

Todas essas novidade mostram como esse pessoal está trabalhando na área. E tem mais uma. Hoje o blog do caderno Paladar, do Estadão, comunicou que o Instituto da Cerveja, a Sinnatrah (cervejaria escola dedicada a ensinar a fazer cerveja artesanal) e a Cervejaria Nacional anunciaram parceria para a realização de workshops sobre estilos de cerveja em conjunto.

O primeiro será sobre Imperial Stouts, de 16 a 18 de maio. O curso começa na Sinnatrah, onde os alunos vão aprender a fazer uma cerveja do estilo escolhido. No segundo dia, no Instituto da Cerveja, haverá estudo das características do estilo apresentado e no último e a produção de uma Imperial Stout na Cervejaria Nacional, uma cerveja colaborativa entre Murilo Foltran, da DUM Cervejaria, criador da afamada e medalhista Petroleum, com Guilherme Hoffman, da Nacional. Quando ela ficar pronta, será feito um concurso para cervejeiros caseiros.

Acompanhe o Bar do Celso nos sites de redes sociais

– Instagram

– Facebook

– Google+

– Twitter

– Foursquare

– YouTube

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]