• Carregando...
Wikibier acontece neste sábado sem grande parte das cervejas do PR
| Foto:
Divulgação

[Reportagem originalmente publicada nesta sexta-feira no caderno de Economia da Gazeta do Povo.]

O Wikibier, festival de cervejas especiais que reuniu cerca de 4 mil pessoas na primeira edição em 2011, deve acontecer desfalcado neste sábado em Curitiba. Uma falta de acordo comercial entre a organização do evento e a Associação das Microcervejarias Paranaenses e a Associação dos Cervejeiros Artesanais Paranaenses (Acerva-PR) deve fazer com que o evento aconteça com pouca participação de produtos do Paraná.

Segundo o presidente da Associação das Microcervejarias, Ronaldo Flor, proprietário da Gauden Bier, em Curitiba, o motivo fundamental do desentendimento foi o valor pago aos produtores pela cerveja – segundo eles, muito abaixo do mercado. “Várias tentativas de negociação foram feitas nas últimas semanas, mas o acordo não aconteceu”, diz.

“Ficamos muito tristes de ver chegar a esse ponto. Muitos produtores artesanais e cervejarias já participaram de festivais em vários estados e nunca encontraram situação igual”, diz André Junqueira, presidente da Acerva-PR, que representa os produtores artesanais caseiros (homebrewers).

Ontem, as entidades divulgaram uma nota oficial, avisando que nenhuma das cervejarias ou cervejeiros caseiros afiliados iria participar. “Uma nova proposta chegou, mais condizente com os valores de mercado, mas julgamos que já é tarde demais para preparar tudo e participar do evento”, diz Flor. “Acreditamos que houve boa vontade das duas partes, e não descartamos eventos futuros”, completa.

Também por meio de comunicado oficial, a organização do Wikibier garantiu que o festival vai acontecer e diz ainda estar tentando negociar com os produtores. “O Wikibier reforça que buscou – e continua buscando – uma proposta comercial viável, levando em conta repercussão, orçamento e dimensão do evento, mas a mesma não foi concretizada por falta de acordo até o momento”.

Tanto os produtores quanto a organização do evento manifestaram grande preocupação com o público do evento, que movimenta esse mercado crescente. O Paraná vem se consolidando com um dos pólos do mercado de cervejas especiais no país, que atualmente cresce o dobro do segmento popular – 7% a 8% ao ano contra 15% segundo números do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv) –, mas ainda ocupa cerca de 1% do mercado total de cervejas do país. Nesse segmento, também chamado de super premium, estão as cervejas artesanais nacionais e importadas.

Serviço: O Wikibier Festival acontece neste sábado (1º de setembro), das 11 às 23 horas no Contorno da Bola Eventos (BR 277 – km 98 – a 3 km do Parque Barigui). Ingressos e mais informações: www.wikibierfestival.com.br.

Acompanhe o Bar do Celso nos sites de redes sociais

– Google+: plus.google.com/107330340839164546695

– Twitter: http://twitter.com/bardocelso

– Facebook: http://www.facebook.com/bardocelso

– Foursquare: http://foursquare.com/bardocelso

– YouTube: http://www.youtube.com/bardocelso

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]