• Carregando...
Pets em cemitérios humanos
| Foto:
Gazeta do Povo

O vereador professor Galdino apresentou uma proposta para permitir que os cães sejam enterrados em cemitérios humanos. Existe, segundo meu colega Rogério Galindo – autor do Blog Caixa Zero- um projeto semelhante em São Paulo, apresentado pelo vereador Roberto Tripoli.

Não vejo problema algum na proposta. Há pouco tempo fiz uma matéria sobre o que fazer com seu animal quando ele morre. Muitas pessoas optam pela cremação ou por enterrar em um cemitério para animais, mas essas opções, além de caras, são bem escassas em Curitiba. Independentemente do vínculo de afeto, enterrar no mesmo cemitério resolveria o problema.

Quem é contra tem apenas um argumento, que isso é tornar os animais humanos, iguais aos homens. No post do Galindo sobre o assunto (confira aqui), ele fala que ver todos os seres como iguais é ir contra o bom senso e jogar no lixo milhares de anos de cultura.

Respeito esse tipo de posição, mas discordo. Uma coisa não elimina a outra. Os tempos mudaram, as pessoas se aproximaram – e se preocuparam – mais com os animais e têm mais consciência de que é preciso respeitar os outros seres para vivermos em harmonia.

Afinal, não só convivemos com os animais como nos aproveitamos deles para muitas coisas, desde ajudar no tratamento de doenças humanas – físicas e psicológicas – como para alegrar as crianças e ensinar (vejam só!!) valores humanos. Então, nada mais justo que eles recebam tratamento digno – como o serviço de Hospital Veterinário público que existe em São Paulo – e a possibilidade de serem enterrados em cemitérios sem ter de ser recolhidos em sacos de lixo e jogados em um forno, como acontece com o serviço da prefeitura.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]