Logotipo Futebol 2019
Blog Blog do Brasileirão | Gazeta do Povo

Globo explica por que Corinthians e Flamengo estão atrás do Athletico em transmissões

Globo no Brasileirão 2019
Globo no Brasileirão 2019

Com cinco jogos programados para a TV aberta nas primeiras nove rodadas do Brasileirão 2019, o Athletico será o clube com mais jogos transmitidos na Rede Globo no início do campeonato, superando, por exemplo, os tradicionais líderes de audiência (e de torcida) Corinthians e Flamengo.

>> Tabela Brasileirão 2019: todos os jogos na TV

Mas qual o motivo de o Furacão ter mais destaque, sendo que no ano passado somente seis de seus 38 jogos foram exibidos na emissora? Há duas explicações.

A primeira contempla o número de jogos disponíveis da equipe, que fechou recentemente contrato com a Globo, mas ainda não assinou a venda do pay-per-view (PPV) ao Premiere. Na TV fechada, o vínculo do Rubro-Negro é com a Turner, dona do TNT e rival do SporTV.

Veja um exemplo. Logo na abertura, o Athletico recebe o Vasco na Arena da Baixada. Se o jogo não fosse exibido em TV aberta, não poderia ser mostrado, hoje, em nenhum outro meio por causa da venda de direitos. Ou seja, a televisão foi praticamente obrigada a ‘escalar’ o time paranaense.

A situação se repete também nos jogos contra Corinthians, Flamengo e Fluminense.

Especialmente no Campeonato Brasileiro, a distribuição de jogos entre mídias atende o interesse da oferta dos diferentes clubes ao público nas diversas mídias e do próprio desenvolvimento dos negócios, inclusive, atendendo interesse dos clubes, que são sócios no PPV”, justifica o diretor de direitos do futebol da Globo, Fernando Manuel Pinto.

E, logicamente, respeitamos e consideramos nesta alocação o status dos direitos que possuímos em relação a cada clube no que se refere a cada mídia“, completa o executivo.

Para o Furacão, quanto mais partidas em TV aberta, melhor. O valor por exibição aumenta conforme o clube tiver mais duelos na Globo, seja em exibições locais o nacionais.

E aí entra a outra explicação. Quando fechou com a Globo, no fim de março, o clube garantiu um novo patamar de transmissões, no mesmo nível de times cariocas (Botafogo e Fluminense) e mineiros (Cruzeiro e Atlético-MG).

Não há garantia de exibição, mas ‘coincidentemente’ o Furacão já está mais valorizado pela emissora global.

Jogos do Athletico nas nove primeiras rodadas do Brasileirão 2019:

Athletico x Vasco — 1ª rodada (28/4)

Fortaleza x Athletico — 2ª rodada (1/5)

Athletico x Corinthians — 5ª rodada (19/5)

Flamengo x Athletico — 6ª rodada (26/5)

Athletico x Fluminense — 7ª rodada (2/6)

Tabela do Brasileirão

8 recomendacões para você

 
 

mais comentadas da semana