• Carregando...
Hoje é o seu dia?
| Foto:

Nessa quinta-feira, 25 de novembro, comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue.

sxc.hu

Com o final do ano se aproximando, os bancos de sangue chegam a ter seus estoques de bolsas de sangue reduzidos em aproximadamente 30%. Da segunda quinzena de Dezembro até a semana pós Carnaval, algumas preocupações são deixadas de lado, colocando os bancos de sangue em situações críticas.

A maioria dos doadores fidedignos – aqueles que doam com frequência – viajam nessa época do ano, desregrando a assiduidade das doações e reduzindo a quantidade de bolsas de sangue disponíveis. Na estrada inversa, quanto maior o número de viagens, mais acidentes podem ocorrer, aumentando a demanda dos serviços dos bancos de sangue.

A enfermeira Rosimara Ganassoli, responsável pelo atendimento ao doador do Hemobanco, sugere: “O ideal é que antes de viajar, os doadores frequentes realizem a doação e não deixem para o fim das férias”. A frequência de doações varia entre os sexos. Homens podem doar a cada 2 meses, não ultrapassando 4 doações anuais e as mulheres podem doar de 3 em 3 meses, não ultrapassando 3 doações ao ano.

Segundo Rosimara é ideal que os bancos de sangue estejam abastecidos com todos os tipos sanguíneos, mas quando isso não é possível três tipos são podem ser tidos como de extrema importância:
O negativo – considerado o doador universal, sendo aceito por todos os outros
O positivo e A positivo – correspondente a maioria da população brasileira

Em casos extremos, os bancos de sangue podem se auxiliar, cedendo bolsas de sangue uns para os outros, mas isso não é comum. “Por uma questão de segurança nos procedimentos não é indicado que os bancos de sangue realizem essas trocas”, afirma Rosimara. Além disso, cada banco de sangue atende instituições específicas. Só o Hemobanco atende mais de 67 instituições.

Fique atento!
Se a sua doação é para beneficiar quem precisa de modo geral, o local onde será feita a doação não é relevante. Mas, se o seu objetivo é ajudar alguma instituição ou pessoa específica, você deve ficar atento ao vínculo existente entre cada banco de sangue e demais instituições.

Quem pode doar?
– Homens e Mulheres
– Entre 18 e 65 anos
– Com boa saúde
– Com peso acima de 50 kg
Qualquer dúvida, entre em contato com o Hemobanco pelo telefone: 3023-5545 ou site: www.hemobanco.com.br

Bancos de Sangue em Curitiba
Banco de Sangue do Hospital Santa Casa
Biobanco (Banco de Sangue do Hospital de Clínicas)
Banco de Sangue do Hospital Erasto Gaetner
Instituto Pasquini (Banco de sangue do Hospital Nossa Senhora da Graça)
Hemepar
Hemobanco

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]