• Carregando...
Jetsons do presente
| Foto:

A casa não tem esteira rolante, nem telas para videoconferência, mas esbanja em tecnologias e mirabolâncias. E melhor, no alto estilo sustentável. Durante 6 meses, um casal com dois filhos pequenos irão morar em uma residência totalmente projetada para reduzir ao máximo as emissões de dióxido de carbono, um dos principais causadores do efeito estufa. O projeto, batizado de “One Tonne Life” (“Uma tonelada de vida”), é da Volvo Cars em parceria com a construtora de casas de madeira A-hus e a companhia de energia Vattenfall.

Divulgação

A casa gerará sua própria energia através de painéis solares, abastecendo não só as necessidades da residência como um carro elétrico, o Volvo C30 DRIVe Electric, que utiliza bateria de íons de lítio e pode ser recarregado através de uma tomada convencional, sem qualquer emissão de CO2. O tempo necessário para recarregar as baterias do veículo é de 8 horas, com autonomia de 150km.

Entre as outras iniciativas, a casa, que utilizou madeira na sua construção, deverá ter uma temperatura constantemente agradável. Um sistema de ventilação e climatização renovará o ar interno, impedindo que ocorra perda significativa de calor. O imóvel também contará com um monitoramento em tempo real do consumo elétrico da família. O mecanismo também orientará os moradores em como usar a energia de forma mais eficiente.

O nome do projeto se explica pelo fato que uma pessoa consome ao ano 7 toneladas de CO2. Com o projeto, a meta é reduzir essa emissão para 1 tonelada/ ano. Especialistas da Chalmers University of Technology acompanharão os resultados.

Você pode acompanhar o andamento dessa ideia, no site: www.facebook.com/VolvoCarsBR

No próximo domingo (23/01/2011), o caderno Viver Bem trará uma matéria sobre como tornar sua casa mais sustentável. Confira desde práticas que não envolvem grandes gastos até mudanças que pedem altos investimentos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]