• Carregando...
Preparação para a folia
| Foto:
Luigi Poniwass
A multidão atrás do minitrio elétrico do Garibaldis e Sacis

A maratona do carnaval começa hoje para muitos foliões. Cinco dias de muita festa e diversão ao ritmo do samba, do frevo, do maracatu ou do rock. Seja nos trios elétricos, escolas de samba, bailes de clubes ou em shows, é preciso estar preparado para aguentar tanta folia.

O preparo físico é fundamental para não ter problemas ou lesões musculares. Mais do que estar em forma, é preciso ter um bom ritmo cardiorrespiratório, resistência e musculatura firme. Vale lembrar que a falta de preparo pode causar distensões musculares e fazer alongamento antes e depois da festa ajuda a evitar dores. As roupas para pular o carnaval também devem ser adequadas. Use peças leves e sapatos confortáveis.


Coma muitas frutas e salada

Mas todo o preparo do corpo não pode vir sem uma boa alimentação. Taísa Santos Stavitzki, nutricionista da Mobi Dick Fitness, afirma que na véspera da folia, é recomendado não comer alimentos diferentes do cardápio cotidiano para evitar alterações digestivas que poderão comprometer a festa. Imediatamente antes da folia, o ideal é apostar em uma alimentação leve com frutas e saladas, pois são ricas em água e sais minerais.

Depois da maratona, é bom consumir mais carboidratos, como arroz, pães, macarrão, batata, de preferência em versões integrais, que ajudam na recuperação muscular, além das proteínas encontradas em carnes magras, ovo e feijão. Evite alimentos gordurosos, como carnes gordas, frituras, salgadinhos e doces. Além de muito calóricos, eles têm digestão lenta e difícil.


A hidratação do corpo é fundamental

Também é essencial que os foliões não esqueçam da hidratação do corpo e lembrem de beber muita água durante as várias horas de festa. “Além da água natural, água de coco e sucos de frutas naturais bem gelados são opções para refrescar e repor os principais sais minerais perdidos”, alerta a nutricionista Flávia Morais, da Rede Mundo Verde. As bebidas alcoólicas devem ser evitadas. O álcool em excesso provoca resseca, sede, dor de cabeça e náuseas, além de outras consequências mais sérias, acarretando prejuízos de estômago, fígado, hipertensão arterial.


Evite o excesso de bebidas alcoólicas

Mas se você beber além da conta e no dia seguinte acordar com mal-estar, a famosa ressaca, é importante não se auto medicar. Nunca se deve tomar uma dose maior do que a recomendada e não se deve fazer uso de medicamentos juntamente com o álcool. Essa combinação pode causar tontura, perda da coordenação motora e redução dos reflexos, além do risco de uma irritação na mucosa gástrica e danos ao fígado.

Com esses cuidados na preparação para o carnaval, é só não esquecer do filtro solar, da camisinha e da fantasia! Boa folia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]