• Carregando...
Dejan Petkovic, técnico do Atlético e mais exótica atração do Paranaense-2014. (Foto: Reprodução/ ÓTV)
Dejan Petkovic, técnico do Atlético e mais exótica atração do Paranaense-2014. (Foto: Reprodução/ ÓTV)| Foto:

A centésima edição do Campeonato Paranaense começa sábado, com Prudentópolis x Atlético. O Estadual será pauta presente — obviamente não a única — aqui no Bola no Corpo e, exatamente por isso, o blog trás uma série de posts especiais sobre a competição. De hoje até sexta-feira, vou destacar situações e personagens que valem a pena ser acompanhados ao longo do torneio. Para começar, algo que só mesmo um campeonato com tanta longevidade permite: cinco coisas que você sempre vê e cinco que você nunca imaginou que veria no Ruralzão (alô, patrulha! Fui carinhoso, ok?).

 

O que você sempre vê no Paranaense

Lio Evaristo começa no Arapongas mais uma temporada no Campeonato Paranaense. (Foto: Josué Teixeira/ Gazeta do Povo)

Lio Evaristo começa no Arapongas mais uma temporada no Campeonato Paranaense. (Foto: Josué Teixeira/ Gazeta do Povo)

1 – Polêmicas com arbitragem

A mistura é explosiva. Anos de departamento de arbitragem negligenciado na era Onaireves Moura, o baixo nível geral da arbitragem brasileira, clubes dispostos a se agarrar em qualquer justificativa para eventuais fracassos, câmeras por todos os lados e uma pitada de autossuficiência da Comissão de Arbitragem. O resultado é conhecido: erros bizarros e muita reclamação. O quadro não mudou. A esperança é que promessas como Rafael Traci e Rodolfo Toski Marques finalmente se consolidem como os grandes apitadores do estado.

 

2 – Lio Evaristo

O treinador do Arapongas é figura obrigatória no Estadual. Ao lado de nomes como Gilberto Pereira, Ronaldo Bagé, Itamar Bernardes e Val de Mello, entre outros, Lio sempre aparece para socorrer algum time do interior.

 

3 – Show de Domingos Moro no tapetão

As grandes performances do advogado do Atlético costumam ser no STJD, mas no TJD Moro também é presença garantida. O tribunal ainda é palco de embates por causa de escalação irregular de jogadores, não pagamento de taxas, interpretações diversas do regulamento e muitas outras pautas que afetam diretamente o andamento do campeonato.

 

4 – Muitos jogos, pouco futebol

O aperto do ano de Copa do Mundo obrigou a Federação a encurtar o Estadual. Este ano, serão 17 jogos para o campeão, contra 24 dos dois anos anteriores. Ainda assim, é muito jogo para tão pouco tempo (três meses). Além de claramente o campeonato ter mais times do que recomenda o bom senso.

 

5 – Bravatas dos dirigentes

A cartolagem local deita e rola no Campeonato Paranaense. As farpas entre Vilson Ribeiro de Andrade e Mário Celso Petraglia, seja em entrevistas ou por meio de notas oficiais, já se tornaram um clássico pastelão. Sérgio Malucelli não costuma ficar atrás. Sem contar os demais dirigentes do interior, que em vários momentos usam as justas queixas contra a falta de investimento para benefício próprio. Vide Adir Leme, do Arapongas, que ameaçou fechar o time e acabou conseguindo uma parceria forte em São Paulo.

 

E o que você nunca imaginou que veria

Dejan Petkovic, técnico do Atlético e mais exótica atração do Paranaense-2014. (Foto: Reprodução/ ÓTV)

Dejan Petkovic, técnico do Atlético e mais exótica atração do Paranaense-2014. (Foto: Reprodução/ ÓTV)

1 – Dejan Petkovic

O técnico sérvio será o maior peixe fora d’água do Estadual. Acostumado a Maracanã e Santiago Bernabéu, Pet estreará no Newton Agibert, em Prudentópolis. Uma cena tão insólita quanto a estreia de Lothar Matthäus em 2006, contra o Nacional, no Erick Georg, em Rolândia.

 

2 – Domingo de Carnaval sem futebol

Confesso ter consultado a tabela e o calendário várias vezes para ver se não estava enganado: 2014 não terá futebol no domingo de carnaval. As rodadas momescas serão acomodadas sexta e sábado (uma), quarta e quinta (outra). E não há nenhum clássico previsto! Bom para os clubes, que não terão um jogo com estádios mais vazios que o normal; bom para quem trabalha com o futebol e tem sua escala diretamente ligada ao cronograma de jogos.

 

3 – Atletiba sub-23

Ano passado, o Atlético pulou sem paraquedas na ideia de jogar o Estadual com o Sub-23 e se deu bem – mais por preparar bem o elenco principal do que por aproveitar os garotos; só Léo virou titular, mas o maior beneficiado foi o Vitória, que viu o jogador se projetar nacionalmente e vai vendê-lo para o Flamengo. Agora o Coritiba repete a fórmula, com uma dose menor de radicalidade. O resultado será um Atletiba de garotos no dia 9 de fevereiro. O torcedor não verá Adriano x Alex, mas terá, na Vila Capanema, um interessante duelo entre Douglas Coutinho e Keirrison, além de outras revelações dos dois rivais.

 

4 – Ecoestádio padrão Fifa

Escolhido campo de treinamento para a Copa do Mundo, o Ecoestádiio Janguito Malucelli teve o seu gramado adequado ao padrão Fifa. Os cuidados, acompanhados de perto pela organização do Mundial, incluem sistema de irrigação novo, corte especial e, em breve, um kit de bandeirinhas de escanteio, traves e redes similares ao da Copa.

 

5 – Regulamento sem brechas

Outro item que exigiu exaustiva e repetida leitura para trazer um resultado surpreendente. O regulamento do Paranaense-2014 não tem brechas. Não há bizarrices como o supermando nem cascas de banana que possam levar a disputas eternas no tribunal. O detalhamento em alguns pontos chega a ser repetitivo, mas necessário. E olha que se trata de um regulamento totalmente novo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]