• Carregando...
Foto: Rogerio Theodorovy/Arquivo Gazeta do Povo.
Foto: Rogerio Theodorovy/Arquivo Gazeta do Povo.| Foto:
Foto: Rogerio Theodorovy/Arquivo Gazeta do Povo.

Foto: Rogerio Theodorovy/Arquivo Gazeta do Povo.

Depois do furor causado pela manifestação de uma professora de História nas redes sociais e da reação furiosa de pais de alunos, o Colégio Medianeira, um dos mais tradicionais de Curitiba, decidiu proibir novos protestos dentro de suas instalações.

Na semana passada, alunos foram à escola vestindo preto, dizendo que se tratava de um protesto contra a corrupção. Uma professora de História criticou o protesto em sua conta no Facebook, dizendo que os alunos estavam se posicionando a favor de um golpe.

A partir daí, a questão degenerou em uma briga no Facebook: pais de alunos que não gostaram da postagem da professora começaram a chamá-la de comunista e a reclamar do colégio por não tomar atitudes contra ela. A professora, se sentindo intimidada, pediu demissão.

Leia mais:

Professora opina sobre política, é execrada no Facebook e pede demissão do Medianeira

Professor de História é ameaçado por dizer que Lula não merece ser assassinado

Depois disso, o colégio, que não aceitou o pedido de demissão, também recebeu uma carta de outros pais a favor da professora. Agora, o Medianeira afirma que é contra a incitação ao ódio e que decidiu suspender qualquer protesto dentro do colégio.

Veja a carta enviada aos pais:

Manifestações e ambiente escolar

Prezadas Famílias,

Como apresentado à comunidade no último dia 18 de março, o Colégio Medianeira manifesta sua abertura ao diálogo e à construção do conhecimento por meio do debate e do questionamento, fundamentos básicos na busca de uma educação de qualidade e integral.

Ressaltamos que em todo espaço democrático, é dever e direito de todos ouvir e ser em ouvidos.
Nesse sentido, o Colégio Medianeira repudia toda e qualquer incitação ao ódio, difamação e injúria, violência física ou verbal – que é crime previsto em lei – e reitera o papel da instituição como mediadora na interação entre alunos,  educadores e famílias no afã de edificar uma sociedade mais justa e igualitária.

Após as manifestações dos alunos nas últimas semanas, no ambiente do Colégio Medianeira, que permitiu democraticamente os lados se expressarem, foi decidido pela Direção a suspensão temporária de novos movimentos dentro do Colégio. A decisão tem como objetivo garantira segurança e a harmonia necessárias a todos os educandos, assegurando os encaminhamentos pedagógicos das atividades escolares na perspectiva do debate, da construção de pontes e de um sadio clima de aprendizagem.

O Colégio Medianeira repudia a coação e hostilidade que possam vitimizar os educadores desta instituição de ensino. Reafirmamos nosso compromisso com a liberdade de expressão e a livre manifestação do pensamento os quais fazem parte do modus operandi de uma instituição da Rede Jesuíta de Educação.

Por fim, o Colégio Medianeira espera que o atual momento, político e social, possa ser visto e compreendido  como  um  marco  histórico  na  democracia  brasileira. Agradecemos todas as manifestações realizadas por entender que elas nos ensinam a sermos mais tolerantes, críticos e ao mesmo tempo compromissados com a causa comum: o exercício da cidadania.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]