• Carregando...
Foto: Pedro de Oliveira/Alep
Foto: Pedro de Oliveira/Alep| Foto:

Com colaboração de Euclides Lucas Garcia:

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou na tarde desta segunda-feira (9) todos os projetos de reajuste salarial ao funcionalismo. Os servidores do Executivo, pela proposta, receberão 1% de reposição; os demais poderes e órgãos terão reposição de 2,76%.

Os deputados de oposição (PT, MDB e a base ligada a Ratinho Jr.), porém, apresentaram uma emenda para tentar elevar a reposição do Executivo aos mesmos 2,76%, que equivalem à inflação de maio passado a abril deste ano.

OPINIÃO DA GAZETA: O reajuste possível

Com a emenda, o projeto do governo voltará à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no início da tarde desta terça-feira (10), para em seguida ser discutido de novo em plenário, na votação definitiva da matéria. A expectativa é que a maioria dos deputados aprove o reajuste de 2,76%, uma vez que 31 dos 54 parlamentares assinaram a emenda em questão. Isso, no entanto, não quer dizer que o índice vá ser aplicado.

ELEIÇÕES 2018: Saiba tudo clicando aqui

O governo já deixou claro que não irá sancionar os 2,76% de reposição aos 310 mil servidores do Executivo (ativos, inativos e pensionistas), uma vez que a Assembleia, por lei, não tem direito de criar despesas para outros poderes. A governadora Cida Borghetti (PP) teria, assim, de vetar as propostas, com todo o ônus político que isso traz.

A base de Cida encolheu nas últimas semanas, em grande parte pelo debate do reajuste, e com isso o governo não sabe se tem condições de aprovar a proposta no patamar de 1%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]