• Carregando...
A governadora Cida Borghetti. Foto: Jonas Oliveira/Governadoria
A governadora Cida Borghetti. Foto: Jonas Oliveira/Governadoria| Foto:

Com informações de Euclides Lucas Garcia:

O governo do estado ofereceu 1% de reposição para o funcionalismo estadual numa reunião realizada nesta segunda pela manhã. Os servidores públicos estão com uma defasagem de mais de 10%, sem reajuste desde 2016, e relutam em aceitar o porcentual oferecido. O projeto teria de ser enviado à Assembleia Legislativa nesta terça-feira.

A proposta vem depois de uma longa hesitação do governo Cida Borghetti. Inicialmente, não havia previsão de reposição das perdas inflacionárias – o ex-governador Beto Richa pregava a manutenção dos salários nos atuais patamares, alegando que o estado não tinha condições de pagar mais sem afetar os investimentos.

Cida chegou a cogitar uma reposição de 2,76%, que cobria os 12 últimos meses de inflação. Depois, recuou. Agora, oferece 1% mais R$ 281 milhões em progressões e promoções para o funcionalismo.

Leia mais: Familismo da política paranaense espanta imprensa nacional

A Assembleia Legislativa iria votar na semana passada os reajustes de todos os poderes: Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas e Legislativo já enviaram seus porcentuais. No entanto, a oposição ameaçava travar a votação se não houvesse reajuste para o Executivo também.

Porém, o presidente da Assembleia, Ademar Traiano, diz que só espera até esta terça pelo projeto. Caso contrário, coloca os outros projetos em votação.

Os sindicatos dizem que o dinheiro para promoções e progressões já está previsto no orçamento e que nem poderia estar sendo discutido nas negociações. No entanto, o funcionalismo, caso o governo de fato envie o projeto, parece ter pouca margem de manobra. Restaria, quem sabe, a possibilidade de paralisações, o que em período eleitoral prejudicaria bastante a governadora.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]