• Carregando...
Cida Borghetti. Foto: Daniel Caron/Gazeta do Povo.
Cida Borghetti. Foto: Daniel Caron/Gazeta do Povo.| Foto:

O Ibope desta terça-feira mostrou que a governadora Cida Borghetti (PP) até conseguiu bons índices de aprovação do eleitor. Segundo a pesquisas, 43% dos paranaenses aprovam o desempenho da governadora nestes cinco meses de governo. (Veja os números da pesquisa aqui.)

Não é um número ruim: para ter uma ideia do que é uma avaliação realmente desastrosa, veja o resultado da aprovação de Michel Temer (MDB) na mesma pesquisa: saiu aprovado por apenas 9% dos paranaenses.

O governo de Cida (e aqui a pergunta não é sobre o desempenho pessoal dela) saiu com 5% de “ótimo”, 24% de “bom” e 35% de “regular”. O que significa que dois terços dos paranaenses acham que a atual gestão não é ruim.

Leia mais: Ratinho passa de “favorito” a “quase imbatível”

A rejeição de Cida, embora empatada no patamar mais alto com a de Dr. Rosinha (PT), também não explicaria um desempenho eleitoral ruim. Apenas 17% do eleitorado diz que não votaria na governadora de jeito nenhum: ou seja: cinco em cada seis eleitores não a rejeitam.

No entanto, apesar de tudo isso, o eleitor não quer saber de eleger Cida para um novo mandato. Aparentemente, ela é vista como uma boa interina, mas não como boa o suficiente para ganhar o cargo. Mais ou menos como aquele técnico que assume o time no final do campeonato, mas não tem o contrato renovado.

DESEJOS PARA O PARANÁ: Incentivo ao empreendedorismo

Cida adotou o slogan “firme e forte” para sua campanha. Mas pelo jeito, o eleitor não vê a candidata como uma opção segura. Pode bem ser que ela tenha caído numa armadilha: o eleitor do mesmo espectro já tem uma outra opção em Ratinho Jr. (PSD). Ela fica como segunda opção de quem já tem voto.

A campanha da governadora teria desesperadamente de mostrar que ela tem algo que Ratinho não tem. Para isso, sabe-se, há o caminho longo, que é construir a imagem de alguém. E existe o caminho curto, que é destruir a imagem do outro. Não seria uma aposta descabida a essa altura.

Metodologia

Pesquisa realizada pelo Ibope de 1º a 4/set/2018 com 1204 entrevistados (Paraná). Contratada por: REDE PARANAENSE DE COMUNICAÇÃO. Registro no TRE: PR-04985/2018. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Confiança: 95%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]