• Carregando...
Ratinho. Foto: Sandro Nascimento/Alep.
Ratinho. Foto: Sandro Nascimento/Alep.| Foto:

O grupo de Ratinho Jr. já desistiu da ideia de tentar barrar os aumentos dos outros Poderes na sessão desta terça-feira na Assembleia Legislativa. Os deputados de PSC e PSD chegaram a cogitar a estratégia como pressão para que o governo desse uma reposição maior do que 1% aos seus servidores.

A mensagem de Cida Borghetti propondo o 1% de reajuste chegou nesta segunda à Assembleia e deve ser votada ainda nesta terça. Judiciário, Tribunal de Contas, Assembleia e Ministério Público ofereceram 2,76% a seus servidores, para repor a inflação dos últimos 12 meses.

O governo, que chegou a acenar com o mesmo porcentual, recuou dizendo não ter condições financeiras de dar o reajuste. O funcionalismo já tem mais de 10% de defasagem desde o início da política de arrocho de Beto Richa, em 2015.

Leia mais: Familismo da política paranaense espanta mídia nacional

Os aliados de Ratinho agora cogitam fazer uma emenda coletiva, junto com a oposição, indicando de onde tirar o dinheiro necessário para dar os 2,76%. Na manhã desta terça, advogados dos partidos trabalham neste levantamento, para provar que a reposição é possível.

Mas mesmo dentro da ala “independente” ligada a Ratinho já se admite que a pressão é apenas isso: jogo político. E que se o governo estiver determinado a manter o 1%, não há nada que se possa fazer,

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]