• Carregando...
Fernando Francischini. Foto: Ivonaldo Alexandre/Arquivo Gazeta do Povo.
Fernando Francischini. Foto: Ivonaldo Alexandre/Arquivo Gazeta do Povo.| Foto:

Colaborou Euclides Lucas Garcia:

O deputado federal Fernando Francischini (PSL) desistiu de concorrer ao Senado. Optou por uma eleição mais garantida: será candidato a deputado estadual, na esperança de eleger uma bancada grande de bolsonaristas.

Francischini vinha dizendo sempre que sairia ao Senado para garantir palanque para o presidenciável de seu partido, Jair Bolsonaro (PSL). Agora esse papel caberá ao candidato ao governo da sigla, Ogier Buchi (PSL).

Segundo Francischini, a desistência também, tem a ver com a candidatura de Bolsonaro. Sem se ocupar de uma eleição mais difícil, ele teria mais tempo para coordenar a campanha pela Presidência.

O deputado vinha se mostrando competitivo. No entanto, nesta segunda à noite, enviou nota à imprensa informando a súbita desistência.

“É hora de abrir mão de um desejo pessoal, de me tornar Senador da República, para me focar na missão maior: ajudar Bolsonaro a chegar ao Palácio do Planalto e mudar a realidade do país e do Paraná”, diz a nota.

DESEJOS PARA O PARANÁ: Critérios técnicos na formação da equipe

A saída dele da corrida abre caminho para a eleição de Beto Richa (PSDB), de quem Francischini foi secretário. O ex-governador fica sendo o único candidato mais viável à direita.

Francischini, delegado da Polícia Federal, vem adotando um discurso radical, à moda de Bolsonaro, principalmente na área de segurança. Sua esperança agora é se eleger estadual e fazer do filho, Felipe (PSL), seu sucessor na Câmara.

A permanência em Curitiba tem duas outras vantagens para o parlamentar. Ficar mais próximo da família (ele vem dizendo que pretende ter mais tempo principalmente com um filho autista, ainda pequeno); e ficar perto do eleitorado da capital, se preparando para uma possível candidatura a prefeito de Curitiba daqui a dois anos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]