• Carregando...
Fruet e Osmar em 2016. Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo.
Fruet e Osmar em 2016. Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo.| Foto:

Depois de sair da prefeitura de Curitiba antes do que gostaria, Gustavo Fruet tem três possibilidades em 2018. Pode tentar voltar ao Executivo numa parceria com Osmar Dias, voltar a disputar o Senado ou fazer a aposta mais fácil: se eleger deputado federal.

A chapa para o governo seria ótima para Osmar, que precisa desesperadamente de um vice com votos em Curitiba para enfrentar Ratinho Jr., que chegou a ganhar o primeiro turno na capital em 2012. Osmar e Fruet são próximos, pensam parecido e estão hoje no mesmo partido. Faria todo o sentido.

Leia mais: Com reeleição improvável, Gleisi tem novos planos para 2018

Fruet teria sido sondado. Mas sua tendência seria dizer não, obrigado. Isso porque a disputa para o Executivo é sempre incerta. E ser vice não é exatamente o sonho de alguém que já foi prefeito da capital. Assim, ele arriscaria ficar sem mandato por algo que nem vale tanto a pena.

Senado

O caso do Senado é um pouco diferente. A vaga de senador é muito mais tentadora. Mas Fruet, segundo uma pessoa próxima, sabe que o jogo “é pesado”. Quando disputou o Senado em 2010, contra Gleisi, Requião e Ricardo Barros, não ficou muito feliz com a experiência. Perdeu por pouco e aprendeu algumas lições.

“Ele aparece bem nas pesquisas para o Senado. Mas ficar mais quatro anos sem mandato seria ruim para a trajetória política”, diz uma fonte. “Ele está firme mesmo é na campanha para federal.”

Câmara

A disputa pela Câmara é a “aposta ganha” para Fruet. Mesmo antes de ser prefeito ele chegou a ser o deputado mais votado do estado. E enquanto estava no Executivo sua atuação sempre fez todo mundo se lembrar como ele era melhor no Legislativo.

Poderia fazer um caminhão de votos e ajudar o partido – e ainda sair por cima depois de não conseguir sequer chegar ao segundo turno em 2016. Curiosamente, a mesma trajetória que Luciano Ducci teve quatro anos atrás.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]