• Carregando...
UEL será uma das instituições afetadas pela mudança de sistema de gerenciamento de RH.
UEL será uma das instituições afetadas pela mudança de sistema de gerenciamento de RH.| Foto:

O governo do Paraná ganhou uma batalha judicial no cabo de guerra que trava com as universidades estaduais desde junho deste ano. O ponto central da disputa é a nova forma de administrar os recursos humanos das instituições.

O governo vinha insistindo para que as universidades obedecessem a uma decisão do Tribunal de Contas e passassem a integrar o sistema Meta4, usado para gerir os recursos humanos do Executivo estadual.

Agora, há uma decisão judicial também. A decisão da última quarta (4) foi tomada por Jailton Juan Carlos Tontini, juiz substituto da 3ª Vara da Fazenda Pública concedeu uma liminar para que as instituições entreguem seus dados, que serão adicionados ao sistema Meta4.

As Universidades Estaduais: de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), do Oeste do Paraná (Unioeste) com sede em Cascavel, de Ponta Grossa (UEPG) e do Centro Oeste (Unioeste) com sede em Guarapuava, devem entregar os dados das folhas de pagamento, em 15 dias obrigatoriamente.

Protesto

A Unioeste, UEM e UEl chegaram a fazer uma paralisação de 24 horas em junho para protestar contra o Meta4. O reitor da UEL, Ludovico Carnasciali, disse em entrevista à Rádio CBN que o governo queria deixar as universidades de “pires na mão“.

As universidades afirmavam que perderiam a autonomia, caso aderissem ao sistema. O governo alegava que seria uma forma de tornar as contas das instituições mais transparentes.

Colaborou: Camila Abrão.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]