• Carregando...
Luiz Abi tem pessoas ligadas a ele em várias secretarias e estatais
| Foto:

LUIZ-ABI-339x320

A prisão de Luiz Abi nesta segunda-feira causou uma infinidade de especulações na política paranaense. Principalmente pelo fato de ele ser muito próximo ao governador Beto Richa (PSDB).

Do lado do Palácio, uma das preocupações foi de desmentir que haja um parentesco mais próximo entre as duas partes. Abi sempre foi citado como “primo” do governador. Mas segundo fontes oficiais, isso não é bem assim. A avó de Abi seria irmã da bisavó do governador. E só.

De acordo com um político próximo a Richa, a proximidade com o governador foi construída muito menos em cima do parentesco, realmente distante, e muito mais em torno de uma simpatia crescente. “O cargo de primo foi forjado ao longo do tempo”, disse.

Abi, segundo quem acompanhou a sua evolução, participou do grupo de Richa desde a primeira eleição para a prefeitura, em 2004. Nunca com cargo (pelo menos no governo). Era um operador do grupo: influente, mas sempre discreto. Acompanhou o prefeito por cinco anos, e só teria sido repreendido quando tentou atuar na parte política (teria tentado influenciar na eleição da Câmara e recebeu ordens para recuar).

Em 2008, esteve ao lado de Richa na reeleição. E nunca mais deixou de ter influência. Segundo quem o conhece, Abi tem várias ligações em secretarias e empresas estatais. Entre elas, estariam:

– Secretaria da Administração

– Secretaria da Fazenda, especialmente a Receita Estadual

– Copel, inclusive na Elejor

– Sanepar

– Celepar

– Sercomtel, onde sua esposa é vice-presidente

As investigações, por enquanto, têm a ver com o Departamento de Transportes, o Deto, ligado à Secretaria da Administração.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]