• Carregando...
Ibope: Ratinho Jr. passa de “favorito” a candidato quase imbatível
| Foto:

Se as duas últimas pesquisas do Ibope para o governo do Paraná estiverem certas, Ratinho Jr. (PSD) deu um salto nas últimas semanas e passou da condição de favorito para candidato quase imbatível. A nova rodada mostra o deputado com 61% dos votos válidos – onze pontos acima do necessário para liquidar a fatura já no primeiro turno. (Veja aqui os números.)

Todos os números são favoráveis a Ratinho Jr.. Nos votos totais (ou seja, antes de se descartarem nulos, brancos e indecisos), o deputado do PSD aparece com 42% da preferência. Tem uma diferença de 29 pontos para a segunda colocada, Cida Borghetti (PP) – um abismo que, além de grande, estaria aumentando.

Leia mais: Requião parece ter reeleição tranquila; Beto Richa ocupa segundo lugar instável

Mesmo que Cida conseguisse a proeza de passar para o segundo turno, o cenário não parece muito mais favorável à sua reeleição. Nos votos válidos da simulação de segundo turno, Cida teria apenas um voto para cada três de Ratinho: 74% dos votos seriam dele.

A impressão que se tem é de que Ratinho teve um pulo súbito com o início do horário eleitoral e a divulgação da primeira pesquisa, duas semanas atrás. O que poderia explicar isso? Cida, por um lado, tem desempenhado muito mal em debates e apresentações ao vivo: seria esse o motivo da perda de votos?

Mais provável é que com o início real da campanha os apoios no interior tenham sido declarados de forma mais clara: prefeitos e deputados estão debandando para o lado de Ratinho a cada minuto. E nas cidades pequenas, são esses cabos eleitorais que mudam o jogo.

DESEJOS PARA O PARANÁ: Diálogo e governabilidade

Ao verem que Cida parece mesmo fadada ao segundo lugar, os políticos profissionais podem estar decidindo que o mais interessante é embarcar o quanto antes no carro que tomou de assalto a dianteira. E, uma vez que esse movimento começa, é difícil de parar.

Metodologia

Pesquisa realizada pelo Ibope de 1º a 4/set/2018 com 1204 entrevistados (Paraná). Contratada por: REDE PARANAENSE DE COMUNICAÇÃO. Registro no TRE: PR-04985/2018. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Confiança: 95%.

A pesquisa anterior citada foi realizada pelo Ibope de 16 a 22 de agosto com 1.008 entrevistados. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. O registro no TRE tem o número PR-04985/2018. A pesquisa foi contratada pela RPC. OBS: A pesquisa está sendo impugnada por duas representações eleitorais, ajuizadas por interessados diversos, segundo os quais a pesquisa não atendeu aos requisitos previstos na Resolução n. 23.459/TSE, especialmente quanto à insuficiente estratificação para o nível econômico dos eleitores respondentes.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]