• Carregando...
Sem Osmar, Ratinho Jr. tende a ganhar eleição no primeiro turno
| Foto:

Osmar Dias (PDT) tem a eleição do governo do Paraná em suas mãos. Se ele até a convenção deste sábado decidir que é candidato ao governo, a eleição é dura: três grupos se enfrentando para ver quem chega ao segundo turno. Se decidir que não é, a tendência é tudo se resolver em um turno só, a favor de Ratinho Jr. (PSD).

A análise é igual em todo lado. Sem Osmar na disputa, não haveria votos suficientes, somando os demais oponentes, para impedir que Ratinho se eleja já na primeira rodada, em 7 de outubro. Por isso os demais candidatos, principalmente Cida Borghetti (PP), torcem para que Osmar se mantenha no jogo a qualquer custo.

Osmar é tido como herdeiro dos votos de centro-esquerda – tanto os do PT, que neste ano não tem uma candidatura forte como a de Gleisi Hoffmann em 2014, quanto os de Roberto Requião (MDB), que preferiu não se arriscar e tentar a reeleição para o Senado.

DESEJOS PARA O PARANÁ: Diálogo e governabilidade

Além disso, como já disputou duas vezes o governo e fez milhões de votos para o Senado, sabe-se que o eleitor já o conhece. Ao contrário do que acontece com João Arruda (MDB), lançado por Requião para substituí-lo na eleição deste ano.

No grupo de Cida, admite-se que Osmar é a salvação da candidatura dela. Dividindo os votos entre mais candidatos, ela tem chance de chegar em segundo lugar e ser a oponente de Osmar ou Ratinho no segundo turno. Sem isso, ninguém aposta que ela sobreviva a um confronto direto neste momento em que ainda é menos conhecida.

“Preparamos a campanha pensando em dois turnos, pensando para ela ficar conhecida ao longo do caminho. Sem isso, fica muito difícil”, diz um deputado aliado.

Agora, resta saber o que decidirá Osmar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]