• Carregando...
Beto Richa. Foto: Antonio More/Gazeta do Povo.
Beto Richa. Foto: Antonio More/Gazeta do Povo.| Foto:

O governo Beto Richa começou nesta sexta-feira uma contraofensiva. Quer provar que as universidades estaduais estão exagerando nas suas reclamações. O dinheiro para o funcionamento básico não estaria bloqueado e não há motivo para crer que o governo queira atropelar a autonomia universitária.

Na sexta à tarde, o site oficial de notícias do governo do estado publicou um texto dizendo que, ao contrário do que UEM, UEL e Unioeste afirmam, apenas o dinheiro para atividades que não são essenciais foi contingenciado. Não é o que afirmam as reitorias. As universidades estaduais dizem estar até sem dinheiro para o básico: comprar produtos de limpeza, pagar bolsas a indígenas e pagar terceirizadas.

A UEM já disse nesta semana que, a não ser que o governo reverta a decisão e desbloqueie o dinheiro, vai parar tudo, inclusive as aulas. A UEL diz claramente que se trata de retaliação às universidades que se recusaram a repassar ao Executivo o controle de suas atividades de recursos humanos.

Leia mais:

Governo Beto Richa bloqueia verbas e universidades falam em fechar portas

UEM Exige liberação de recursos

Sem razão

“Não há contingenciamento em relação a verbas ligadas a saúde, manutenção, segurança, higiene das universidades, e nenhuma de caráter salarial”, afirma a secretária estadual da Administração e da Previdência, Marcia Carla Pereira Ribeiro. Segundo ela, não há motivo para paralisar as atividades.

O governo diz que quer apenas os dados, não o controle; e que faz isso por ordem do Tribunal de Contas. As universidades temem que o governo possa interferir, por exemplo, na determinação de quais professores podem ter licença para afastamento, em períodos de mestrado e doutorado.

Na segunda-feira, a secretária de Administração vai dar uma coletiva sobre o assunto logo cedo no Palácio das Araucárias.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]