• Carregando...
Reprodução de notícia do site do jornal O Globo.
Reprodução de notícia do site do jornal O Globo.| Foto:
Reprodução de notícia do site do jornal O Globo.

Reprodução de notícia do site do jornal O Globo.

“O Brasil está sendo uma piada pronta! Japonês da Federal, com tornozeleira eletrônica, conduz presos da Lava Jato.”

“É mais uma jabuticaba neste país. Não sei se é pra rir ou pra chorar!”

“O japonês da federal efetuando prisões de tornozeleira eletrônica é AULA DE BRASIL.”

As frases acima são o desabafo, em tom bastante irônico, de leitores ao ler a notícia de que o agente da Polícia Federal Newton Ishii, popularizado na Operação Lava Jato como o ‘Japonês da Federal’, voltou à cena.

Depois de ter sido condenado a 4 anos e dois meses por facilitação de contrabando na fronteira de Foz do Iguaçu (PR), o Japonês da Federal ressurgiu segunda-feira em Curitiba escoltando o empreiteiro Léo Pinheiro, da OAS, preso por ordem do juiz federal Sérgio Moro.

Nesta terça-feira, o agente escoltou o pecuarista José Carlos Bumlai, que está usando tornozeleira eletrônica, monitoramento imposto pela Justiça.

O curioso (para muitos, bizarro) nessa história é que o Japonês da Federal também está usando tornozeleira eletrônica e é monitorado pela Justiça.

Ishii cumpre pena no regime semiaberto, deve ficar em casa entre 23h e 5h na semana e não pode sair no fim de semana. O agente não pode sair de Curitiba sem autorização prévia, mas pode trabalhar.

De acordo com a Polícia Federal, o agente realiza trabalhos administrativos na corporação e não existe determinação da Justiça que o impeça de realizar este tipo de trabalho (a condução de presos) eventualmente.

A notícia da volta do japonês da federal em destaque em vários jornais – O Globo (foto), O Estado de S. Paulo e outros – provocou críticas e deboches nas redes sociais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]