• Carregando...
Capa da revista Economist trata Bolsonaro como ameaça.
Capa da revista Economist trata Bolsonaro como ameaça.| Foto:

Muitos jornalistas estrangeiros têm questionado por que não há manifestação dos principais órgãos de imprensa do Brasil sobre os riscos que Jair Bolsonaro (PSL) representa para a democracia brasileira. O questionamento desses jornalistas se baseia no fato de que em seus países os principais jornais não titubearam em tratar a ascensão do capitão da reserva na disputa eleitoral como um fator negativo para o futuro do país.

Como no Brasil a grande mídia é unânime em tratar Bolsonaro como democrata, apesar de suas inúmeras declarações contrárias aos princípios democráticos – defesa da tortura, de golpe de estado, contra homossexuais, negros e pobres, além da negação de direitos das mulheres -, as questões levantadas por esses jornalistas estrangeiros podem soar estranhas para muitos brasileiros. Mas ao voltar os olhos para os jornais do exterior, é compreensível a posição desses profissionais de imprensa, que têm uma visão isenta das paixões políticas que dominam a cena eleitoral no Brasil neste momento.

Jornais da Argentina, África do Sul, Áustria, Australia, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Índia, Itália, México, Moçambique, Peru, Portugal, Polônia, Qatar, Reino Unido, Suíça e de tantos outros países estamparam matérias críticas a Bolsonaro.

The New York Times fala em “dias sombrios” ao se referir a Bolsonaro.

O jornal norte-americano The New York Times, um dos mais importantes do mundo, publicou no último domingo um editorial em que diz que Jair Bolsonaro é uma ”triste escolha do Brasil”. “É um dia triste para a democracia quando a desordem e o desapontamento levam eleitores a se distraírem e a abrirem as portas para populistas ofensivos, autoritários e violentos”, escreveu o jornal norte-americano. Antes, em agosto, o The York Times havia publicado outro artigo em que afirmava que o “Brasil flerta com um retorno aos dias sombrios”.

A revista britânica Economist, de grande repercussão mundial, levou as eleições do Brasil para sua capa. A reportagem da edição de quinta-feira (20) afirma que a vitória de Bolsonaro pode ser “desastrosa”. O principal artigo da publicação recebeu o título “Jair Bolsonaro, a última ameaça da América Latina”.

A Deutsche Welle, principal rede de televisão e rádio da Alemanha, com um amplo portal de conteúdo online em 30 línguas, ouviu vários analistas alemães sobre as eleições no Brasil. Em reportagem publicada no dia primeiro de outubro trouxe a matéria com o título “Analistas alemães veem democracia no Brasil em risco”, se referindo à possibilidade da vitória de Bolsonaro.

Na França os jornais são praticamente unânimes na crítica a Bolsonaro. O jornal Le Figaro, ligado a setores conservadores do país, estampou a manchete “Brasil nas garras da tentação autoritária”. O Liberation, próximo à esquerda francesa, cravou: “No Brasil, um ex-soldado para liquidar a democracia”.

Na América Latina não é diferente quando a imprensa se refere a Bolsonaro. O jornal El Clarin, o mais importante da Argentina, titulou “Jair Bolsonaro: militarista, xenófobo e favorito para a eleição brasileira”.

Diante dessa crítica contundente no exterior, muitas delas embasadas em análises aprofundadas da realidade brasileira, fica o questionamento dos motivos pelos quais os grandes jornais e revistas brasileiros, mesmo que veladamente, dão apoio a Bolsonaro. Uma realidade que certamente será tema de estudo nos bancos universitários num futuro não muito distante.Confira algumas matérias críticas a Bolsonaro publicadas na imprensa estrangeira:

ALEMANHA

Der Spiegel Jair Bolsonaro – ascensão de um populista de direita https://bit.ly/2OzW22k

Deutsche Welle Analistas alemães veem democracia no Brasil em risco https://bit.ly/2IuN7Km

ARGENTINA

La Nacion Linha dura e Messianismo: Bolsonaro, o candidato mais temido, se lança para a presidência. https://bit.ly/2ya60NR

El Clarín Jair Bolsonaro: militarista, xenófobo e favorito para a eleição brasileira https://clar.in/2y7zImH

AUSTRALIA

The Australian Conheça o Candidato que é um risco a democracia https://bit.ly/2xVQdCN

CHILE

El Mercurio “Bolsonaro assusta com soluções simplistas e autoritárias” https://bit.ly/2OuWDSV

ESPANHA

El País Bolsonaro é um Pinochet institutional para o Brasil https://bit.ly/2DAJgfG

El Mundo Bolsonaro: o candidato racista, homofóbico e machista do brasil. https://bit.ly/2xYOzj4

ESTADOS UNIDOS

Revista Time Jair Bolsonaro ama Trump, odeia pessoas gays e admira autocratas. Ele poderia ser o próximo presidente do Brasil https://ti.me/2wjfg16

Washington Post Um político parecido com Trump no Brasil poderia ter o apoio de um poderoso grupo religioso: os evangélicos https://wapo.st/2Rk6tFZ

The New York Times Brasil flerta com um retorno aos dias sombrios https://nyti.ms/2xsXSYv

FRANÇA

Le Figaro Brasil nas garras da tentação autoritária https://bit.ly/2vqsb0S

Le Monde Trump tropical, homofóbico e machista https://bit.ly/2zMhaKL

Liberation No Brasil, um ex-soldado para liquidar a democracia https://bit.ly/2P9qIEZ

ITÁLIA

Corriende della Sierra Um pesadelo chamado Bolsonaro https://bit.ly/2zNdkRF

MÉXICO

El Universal Militar de ultra-direita: um voto pelo passado? https://bit.ly/2P6jjWO

PORTUGAL

Diário de Notícias Jair Bolsonaro é perigo real no Brasil e segue passos de Adolf Hitler https://bit.ly/2yaPMUz

REINO UNIDO

The Economist A mais nova Ameaça na América Latina https://econ.st/2OuXKlO

The Times Jair Bolsonaro, populista “perigoso” promete tornar o Brasil seguro https://bit.ly/2uxPG8p

The Guardian O candidato ‘perigoso’ que lidera a corrida presidencial do Brasil https://bit.ly/2qKHkYA

The Economist Brasília, nós temos um problema. O perigo representado por Jair Bolsonaro https://econ.st/2vxMFWu

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]