• Carregando...
Mais Médicos ainda tem 1,5 mil vagas descobertas
| Foto:

O último balanço divulgado pelo Ministério da Saúde mostra que 82% das vagas do último edital do Programa Mais Médicos foram preenchidas. Isso significa que das 8.517 vagas abertas após a saída dos médicos cubanos, cerca de 1,5 mil continuam abertas.

De acordo com o Ministério, mais de 7 mil médicos com registro no Brasil se apresentaram aos municípios. “Dos 1.707 profissionais que se inscreveram na última chamada, 1.089 compareceram aos locais escolhidos e tiveram a participação validada pelos gestores municipais até o dia 14 de janeiro”, informa o relatório.

Os médicos ocuparam as vagas de mais da metade das cidades com oportunidades abertas (689) e de 11 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). Ao todo, a etapa contou com 2.549 vagas em 1.197 municípios e 34 distritos indígenas.

Segundo o governo, os postos que estiverem em aberto serão disponibilizados na próxima etapa, entre os dias 23 e 24 de janeiro, para os profissionais brasileiros formados no exterior. Se não forem preenchidas, as vagas serão reabertas, nos dias 30 e 31 de janeiro, para os médicos estrangeiros participarem do programa Mais Médicos.

Muitos médicos cubanos que não retornaram para Cuba aguardam essa última etapa de seleção, quando poderão se candidatar a uma das vagas restantes.

Durante o processo, o governo priorizou os médicos formados no Brasil, que tiveram direito de escolher as vagas disponíveis. Na segunda etapa, o Ministério da Saúde abriu prazo para que os brasileiros formados no exterior e estrangeiros. O prazo para o envio da documentação dos profissionais encerrou em dezembro de 2018 e estão em análise pela pasta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]