• Carregando...
Fotos: Kourosh Keshiri/www.naomiklein.org e Andrew Rusk/Universidade de Toronto.
Fotos: Kourosh Keshiri/www.naomiklein.org e Andrew Rusk/Universidade de Toronto.| Foto:
Fotos: Kourosh Keshiri/www.naomiklein.org e Andrew Rusk/Universidade de Toronto.

Fotos: Kourosh Keshiri/www.naomiklein.org e Andrew Rusk/Universidade de Toronto.

Dois ícones do jornalismo e da intelligentsia global, Naomi Klein e Noam Chomsky, defendem em entrevistas a vários veículos de comunicação que a débil democracia no Brasil está sob ataque de forças conservadoras, que buscam sufocar os avanços democráticos da sociedade brasileira.

Em uma longa entrevista ao jornal Brasil de Fato, a canadense Naomi Klein diz que “eles [os atuais governistas] estão explorando uma situação de caos, uma falta de democracia, para impor algo que eles não conseguiriam sem crise e com uma democracia real”.

Naomi fez história com o livro “A Doutrina do Choque”, publicado em 2007, obra em que ela apresenta como – ao contrário do que se afirmava – a implementação do neoliberalismo tinha poucas relações com o avanço da democracia liberal pelo mundo.

O norte-americano Chomsky, que é professor emérito do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), gravou um vídeo para o site norte-americano Democracy Now. Na entrevista, ele diz que “uma gangue de ladrões” está orquestrando “um golpe brando” no país.

Em 2013, Chomsky defendeu as manifestações de rua no Brasil, mas agora afirma que a população foi enganada. Chomsky também fez críticas ao PT, que, segundo ele, “teve uma oportunidade real de realizar algo extremamente significante, fez algumas consideráveis mudanças positivas, mas se juntou ao resto — a elite tradicional no roubo indiscriminado.”

Assim como Chomsky, Naomi também vê uma tentativa de políticos envolvidos em corrupção de se livrar das investigações por meio da tomada do poder. “Está claro que há temores [dos políticos] em serem investigados nos escândalos [de corrupção], o que também impulsionou este desejo [de assumir o governo].”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]