• Carregando...
Curitiba ganha mini cidade inteligente em projeto de Responsabilidade Social
| Foto:

Durante a semana Nacional do Trânsito, comemorada em 25 de setembro, data em que se promove a conscientização sobre o tráfego nas vias de todo o país, Curitiba recebeu também uma mini cidade inteligente dedicada ao público infantil. Trata-se de um projeto de Responsabilidade Social do iCities, empresa dedicada a negócios dentro da temática de cidades inteligentes.

O evento ocorreu ao lado do Salão de Atos do Parque Barigui – parque emblemático em Curitiba – do dia 16 ao dia 25 de setembro de 2016.

O objetivo de atender 1000 estudantes em oficinas dinâmicas e com aprendizado concreto foi atendido, para que eles se tornem disseminadores do conceito de cidades inteligentes, no qual a tecnologia e a inovação permeiam áreas como: educação, saúde, segurança pública, serviços de utilidades (água e energia), serviços públicos, telecomunicações e transportes”, explica André Telles, um dos idealizadores do iCities Kids.

O principal objetivo era trazer às crianças a conscientização do que uma cidade inteligente deve proporcionar aos cidadãos. As crianças foram divididas em grupos de até 35 crianças e divididas em três atividades distintas: a vivência do trânsito e cidadania, onde as crianças desempenharam o papel de pedestres, ciclistas e motoristas de carros elétricos, ecologicamente amigáveis, aprendendo a importância do respeito que o carro deve ter pelo ciclista e pedestre, e o ciclista pelo pedestre; uma vivência de robótica, onde as crianças aprenderam conceitos de educação, auto-organização, e a importância dos robôs para melhorar a qualidade de vida das pessoas, tendo a oportunidade de operar alguns robôs; e por fim uma oficina de sustentabilidade, onde as crianças aprenderam sobre a correta destinação dos resíduos sólidos e sobre o funcionamento das principais fontes de energias renováveis: solar, eólica e hidráulica.

Na oficina das energias renováveis e resíduos, foram abordadas as fontes alternativas, como a solar, a eólica, a hidrelétrica e a biomassa, além de mini painéis fotovoltaicos (os populares painéis solares), para que eles entendam o funcionamento”, explica Roberto Marcelino, diretor de novos negócios do iCities.

Durante os dias de semana, o evento recebeu turmas de escolas municipais em sessões pela manhã e a tarde e durante os finais de semana era aberto ao público infantil de 7 a 11 anos. Durante estes 10 dias, aproximadamente 1.000 crianças participaram das atividades e recebiam um kit contendo um mini bloco de multas, uma mini carteira de motorista, lápis com sementes para plantio de árvores, entre outros brindes.

A minha filha Leticia adorou a experiência de ter participado do ICities Kids. Ela disse que aprendeu que existe vários tipos de lixo, e isso foi ótimo pois reforçou o que ensinamos em casa sobre a separação de lixo e sustentabilidade. Ela disse que aprendeu também a importância em prestar a atenção ao atravessar a rua, respeitar a sinalização e as medidas de segurança ao andar de bicicleta. Nós achamos muito legal a aula de educação no transito, agora contamos com a ajuda dela para nos policiarmos, pois o bloquinho de multa dela está pronto para ser usado se precisar”, comentou Patrícia Chapelski, mãe de uma das crianças participantes.

O evento contou com o patrocínio da Renault e Itaipu, além dos apoios da Cultura Inglesa, Baldo, Nutrimental, Positivo, IBQP, Schneider Electric, Grow e ICI – Instituto das Cidades Inteligentes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]